A casa da Virgem Maria

17 de Agosto de 2018
João de Carvalho

João de Carvalho

MINHA filha, tendo visitado a Turquia, trouxe-me de presente uma bela revista descritiva e ilustrada com as informações paisagísticas mais belas e expressivas desta nação que liga a Europa à Ásia. Mas, uma casinha e uma estátua da Virgem Maria chamaram e prenderam minha atenção, com a seguinte descrição: “Sabemos que o apóstolo São João terminou seus dias em Éfeso e que aí escreveu o seu Evangelho. Sabemos também que Cristo, morrendo na Cruz lhe confiou sua mãe, a Vigem Maria, com quem veio para Éfeso onde viveu até sua morte. Os cristãos da vizinhança celebram cada ano a festa da Virgem perto duma nascente situada no Monte Pion.

No fim do século XIX, foram feitas sondagens nas ruínas duma casa e as cinzas foram estudadas segundo o método do “Carbono 14” revelando que datavam do séc. I da nossa era, prova que confirma a afirmação que a Virgem tenha vivido aqui. Hoje a casa foi transformada em capela onde numerosos cristãos vão em peregrinação assim como muitos muçulmanos que aí se recolhem com grande respeito.”

Esta mesma referência encontrei-a, no livro “Maria”, escrito pelo autor de “Aparecida”, Rodrigo Alvarez, com estas precisas palavras: “Éfeso, Turquia, a casinha encontrada a partir das visões da freira Anne Catherine Emmerich, onde, segundo uma tradição, Maria teria passado seus últimos dias”.

EM ITABIRITO, o dia 15 de Agosto, com animados e expressivos acontecimentos, comemora-se o dia da Rainha e Padroeira da cidade e do município, sob o trissecular título de Nossa Senhora da Boa Viagem. Coube especialmente à Paróquia do mesmo nome a realização dos festejos especiais de 2018, marcadamente com o Jubileu religioso. O vigário da Igreja Pe. Miguel Ângelo Fiorillo, em 1996, escreveu um livro intitulado: “Fundamentos Históricos da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem”, no qual se lê, às folhas 25, que “Atribui-se a construção da Igreja como sendo de 1710 a 1720 construção muito sólida, seu interior um tanto sombrio, convida a alma à elevação, ao colóquio com Deus, à prece, à meditação. Seus altares encantam. Há um conjunto de três altares, o Altar Mor com dois laterais primeiramente colocados, simplesmente deslumbrantes no seu todo; suas molduras bem talhadas relembram uma infinidade de arabescos salomônicos, dourados. Não se pode também deixar de citar o trabalho nos púlpitos laterais. As suas torres nos relembram castelos medievais com seu estilo sírio. Magnífico relógio possui a Matriz, construído pelo então vigário Pe.Francisco Xavier de Souza (1871 a 1914), na simplicidade de seu mecanismo, funciona admiravelmente até hoje.”

ENFIM, quis registrar estes fragmentos noticiosos sobre a Virgem Maria, por ser Ela nossa mãe espiritual e centro da mais expressiva devoção da população itabiritense, há séculos! A verdadeira casa de Maria é o coração de cada devoto!

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook