A família de Jesus

26 de Janeiro de 2018
Geraldo Gomes

Geraldo Gomes

Falava ainda Jesus ao povo e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora procurando falar-lhe. Alguém foi até Ele para informar-lhe. Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-te. Havia muitas pessoas ávidas para ouvir Jesus naquele recinto, de tal forma que ninguém mais podia entrar facilmente ali e chegar perto do Mestre. Parando por um breve momento, Jesus, respondendo ao moço que lhe trouxera o aviso disse: quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E, estendendo as mãos na direção daquele grupo de ouvintes falou: eis minha mãe e meus irmãos, pois qualquer um que fizer a vontade de meu Pai Celeste, este sim é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

O episódio descrito acima sobre a vida de pregação do Senhor Jesus Cristo está relatado no livro do Evangelista Mateus, capítulo XII, versículos de 46 a 50. Por onde Ele passava, sempre concorria uma grande multidão para ouvi-lo, devido a sua sabedoria e sua capacidade de impactar as pessoas pelo seu carisma. O texto não diz em que cidade ou aldeia estava Jesus naquele dia, mas, pode-se imaginar com grande probabilidade de acertar que Ele estava em Cafarnaum ou em alguma localidade às margens do Mar da Galileia, pois naquela região Ele morou dezoito meses do período de três anos de sua vida pública.

O motivo que levou Maria mãe de Jesus e seus filhos (cujos nomes são citados no Evangelho de Mateus, capítulo 13, versículo 55) a procurar Jesus naquela oportunidade não está relatado no texto sagrado. Pode-se especular por exemplo que eles estavam com saudades de Jesus, pois, havia tempos Ele saíra de casa em Nazaré, na Alta Galileia, e, com a vida atarefada que levava ocupado em fazer a vontade do Pai, não pudera voltar para visitar os seus, nem dar-lhes notícias. Não havia os meios hodiernos de comunicação tais como telefones e rádios. José não estava presente com a família naquele encontro. Teria ele morrido, de tal forma que estando Maria viúva necessitava do aval de seu primogênito Jesus para resolver algumas questões familiares? Não se sabe o motivo daquele encontro de Maria, seus filhos e Jesus o primogênito, mas isto não é o mais importante. O mais importante é a lição que se pode extrair das palavras que Jesus dissera naquele momento. Relembrando: Ele, olhando para o recinto onde estava a multidão, apontando para as pessoas ali presentes proclamou: eis aqui meus irmãos, irmãs e mãe. Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está no céu é meu irmão, irmã e mãe.

É um privilégio imensurável poder ser chamado irmão ou irmã de Jesus. Mas Ele mesmo ensina o meio para se conseguir este privilégio: basta fazer a vontade do Pai Celeste. Para isto é necessário conhecer esta vontade através da leitura da Sua Palavra, a Bíblia Sagrada e obedecer aos ensinamentos ali contidos. Não basta conhecer os mandamentos sagrados. Deus tem prazer em ser obedecido pelos seus filhos, aqueles que ouviram os ensinamentos de Jesus e os introspectaram em suas vidas. Jesus o Unigênito do Deus está sempre esperançoso de conseguir mais pessoas a quem Ele possa chamar de irmãos e irmãs, pessoas que se dispõem a fazer a vontade do Pai que está no céu. Ele quer formar uma grande família de adoradores para honra e glória do Deus Altíssimo. Jesus não faz acepção de pessoas, Ele convida a todos para participar desta grande família. Ninguém que já tenha aceitado este convite se arrependeu. Aceite você também. Você verá que foi uma decisão acertada e muito importante em sua vida!...

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook