A grande inovação do século

27 de Abril de 2018
Nylton Gomes Batista

Nylton Gomes Batista

Os últimos cem anos talvez sejam o período em que a humanidade foi impactada com o maior número de inovações, não só tecnológicas, porém políticas, sociais e econômicas. Voltando mais cem anos na linha do tempo, observem-se as tecnologias e os passos que elas vêm dando desde então.

A imagem só era captada pelo artista talentoso, mediante sua sensibilidade na interpretação das cores, emprego das tintas certas e manejo habilidoso dos pincéis. Isso persistiu até 1839, quando foi inventada a máquina fotográfica; quatro anos antes, havia surgido o telégrafo, que permitia transmitir mensagens codificadas (Código Morse) a grandes distâncias; a transmissão de voz por meios mecânicos surgiu em 1876 com a invenção do telefone. Como meio de transporte mecânico, a locomotiva a vapor imperava desde 1813, mas no finalzinho daquele século (sec. 19), o automóvel chegou para competir com ela. Água e terra, então, foram dominadas pelo transporte mecanizado. No ar, estavam os balões, mais como diversão, mas na entrada do século vinte, o avião subiu ao ar pela primeira vez, percorreu determinada distância e desceu à terra com relativa segurança.

Analisadas todas essas conquistas, percebe-se que o gênio inventivo humano se voltava para o imediato, ou seja, queria romper as barreiras do tempo e do espaço; não mais viver à espera, porém correr atrás do almejado. Tudo que se buscava era mais proximidade, em menos tempo. O mundo todo saiu da languidez e entrou no frenesi! A velocidade, atrás de cada conquista ou invenção, foi a grande transformação, pela qual passou a humanidade! Da primeira foto realizada e primeiro som transmitido chegou-se ao rádio, posteriormente, à televisão; da primeira engenhoca que, em Londres, era precedida de batedor com bandeira vermelha para avisar transeuntes sobre a aproximação do perigo, chegou-se aos bólidos, em circulação nas cidades e rodovias.

Já na segunda década do século vinte e um, anuncia-se outra transformação, talvez mais impactante. Para esta que está por vir, ou melhor, já começou, os primeiros grandes passos foram o computador e a internet, dos quais não se falou entre as grandes conquistas descritas anteriormente. Veja-se que a fotografia veio registrar, em segundos, o que o artista levava tempo para realizar e não conseguia mostrar além de pequeno círculo. Em compensação, aquela antiga obra artística pode ser contemplada, por milhões de pessoas, simultaneamente, em todo o mundo, graças ao computador e à internet.

Na era da pressa e velocidade, o Homem perdeu alguns dos valores, entre os quais a confiança, que os mais velhos diziam ser simbolizada pelo fio de bigode. Se não pelo repensar do ser humano, recuperando antigos valores morais, pelo menos por meio da blockchain, tecnologia revolucionária, desenvolvida a partir do computador, na internet, isso já é possível. Como já dito na série de artigos recentes sobre o assunto, confiança é qualidade inerente à natureza da blockchain, cuja segurança de suas atividades é assegurada por ser pública e descentralizada, ou seja, é aberta à participação de quantos queiram e seu controle não está fechado nas mãos de uma pessoa ou de um grupo. Isso dá segurança, impedindo que agentes estranhos se intrometam na rede, o mesmo valendo contra fraudes de origem externa ou interna.

Ao falar de segurança, vem-me à mente a opinião de alguns especialistas, segundo a qual, o lendário Satoshi Nakamoto (pessoa ou equipe?) não sabia do impacto que sua criação causaria. Ouso dizer que tanto sabia a ponto de se ocultar, preferindo o anonimato, talvez por questões de segurança. Ele não seria gênio se se revelasse! A blockchain contraria muitos interesses, o que poderia comprometer a vida de seu criador ou criadores! O bitcoin e demais criptomoedas são apenas uma amostra do que pode realizar a blockchain em favor do desenvolvimento com oportunidades iguais para todos! A tecnologia blockchain deverá transformar o mundo. Isso já está sendo compreendido por especialistas em diversas áreas, incluindo-se educação, saúde, manufatura e cadeias de suprimentos. Diversas características da blockchain podem solucionar, com eficiência, problemas de difícil solução por outros meios. A imutabilidade dos dados é uma das características. Nenhum dado pode ser alterado na rede blockchain, o que acarreta confiabilidade na procedência de qualquer produto, por exemplo.

Tudo isso e muito mais deverá ser debatido, no primeiro evento do gênero na América Latina, o Blockspot Conference LATAM, a se realizar em São Paulo, dias 28 e 29 de maio próximo. Lideranças da indústria e executivos de grandes empresas de tecnologia debaterão sobre a aplicabilidade da blockchain, antevendo seu impacto na sociedade e consequentes resultados práticos.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook