Brasil se despede de Bárbara Heliodora

22 de Abril de 2015
Elson Cruz

Elson Cruz

Crítica de teatro: o Brasil perdeu uma das mais conceituadas críticas de teatro, a dama Bárbara Heliodora. Ela sempre visitava Itabirito nos bons tempos da Usina Queiroz Junior. Irmã do saudoso Juka Carneiro de Mendonça e filha do goleiro do fluminense Marcos Carneiro ela, nas décadas de 70 e 80, marcava presença no casarão da Usina descansando e se deliciando com a comida mineira preparada pela Dona Marcília. Na cidade do Rio de Janeiro, a família hospedava itabiritenses como Guilherme Ferreira de Pádua e tantos outros. Nossa sociedade sentida lamenta a perda desta grande mulher.

Por onde anda? Serginho Barbosa, a voz romântica de Itabirito, que sempre se apresenta em alto estilo e com um repertório bem ao gosto do público. Serginho Barbosa já gravou vários CDs e hoje é referência musical em nossa região.

Xadrez: quem representou Itabirito na cidade de Betim participando de importante torneio enxadrístico no ultimo fim de semana foi o causídico Alceu José de Oliveira Batista e o Juiz da Comarca Dr. Antônio Francisco Gonçalves. Itabirito hoje conta com centenas de adeptos do xadrez e principalmente nas escolas, prática que tem contribuído muito para o desenvolvimento dos alunos, principalmente no poder de concentração, estratégia e melhoria do aprendizado.

Educação: o Japão implanta um projeto revolucionário na educação. O aluno deixa de lado o patriotismo e estuda para ser cidadão do mundo. Os conceitos são: Zero patriotismo, zero supérfluo e zero tarefa. As matérias escolares são: Aritmética, Leitura, Cidadania, Computação, Quatro línguas. E a leitura de um livro por semana. Assim nossos filhos e netos vão competir com jovens de 18 anos que falam quatro idiomas, conhecem quatro culturas, quatro idiomas e também quatro religiões. São experts em computadores e leem 52 livros por ano. Respeitam as leis, a ecologia e a convivência e para concluir manipulam a matemática empresarial com minúcia. Será que vale a pena repensar nosso atual sistema?

Festa de Babette: aconteceu no sábado 11, na sede do Itabirense o jantar beneficente promovido pelo Rotary Club, cuja renda foi revertida a várias instituições filantrópica de nossa cidade. Muito bem coordenado, com pratos típicos de se comer rezando e ao som de músicas italianas cantadas pelo desembargador Jose Antônio Braga, o evento foi marcante e elogiado pelo público. Parabéns aos rotarianos por esta bela iniciativa.

Para Refletir: Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos (Eduardo Galeano)

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook