Cansado

17 de Março de 2014
Neto Medeiros

Neto Medeiros

Sinto-me empapuçado. Cansado com as notícias, realidade, pessoas, jornal e carnaval...

Também feliz, por minhas realizações pessoais. Mas para além do egoísmo, paira em mim um sentimento transbordante de revolta, inquietude e impotência.

Como podemos ser tão hipócritas a ponto de acharmos que estamos na condição de exigir mudanças. Putz. Logo nós, que não devolvemos o troco errado. Nós, que sempre damos um jeitinho. O famoso jeitinho. Nós, que não cedemos o lugar no busão, que tomamos o que é do outro, que desviamos o dinheiro público, que matamos a troco de nada. Nós que discriminamos, matamos, roubamos, cortamos, torturamos e enterramos em pedacinhos...

Nós que cobramos a redução da maioridade penal porque afinal, nossos presídios andam tão vazios não é mesmo? Vazios de rico. Nesse país desigual do carnaval...

Carnaval milionário e mortal.

Quantas outras vidas precisam ser perdidas para o carnaval de Ouro Preto ser repensado e mudado?

Quantos outros milhões precisam ser gastos com a folia?

Quantas e quais serão nossas prioridades e retóricas?

Insisto. Enquanto não formos melhores, na acepção da palavra, melhores pais, filhos, mais éticos e plenos, mais inteligentes, mais leitores (viu seu Caio Castro) mais educados, esclarecidos e altruístas, além de humanos, jamais chegaremos perto de uma rua, cidade ou país melhor. Pra todos de fato.

É porque é sempre mais fácil achar que a culpa é do outro, como diria Raul. Feito parente sabe!? Que a gente mete o pau, mas não admite que o outro fale mal.

Quantos Tingas não são discriminados todos os dias no Brasil? Quantos Amarildos não somem todos os dias? Quantas mulheres não estão sendo espancadas agora?

Eleição. Palavrão. Manifestação. Copa. Povão. Mais valia.

O que vale a pena? Tudo. Se a alma não for pequena.

Pra começar, basta assumir a culpa. Nossa máxima culpa. E tentar melhorar só um cadim. Já será um bom começo.

A revolução começa dentro da gente.

#LIBERTESEUSOUVIDOS

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook