Coisas ruins à noite

01 de Setembro de 2017
Valdete Braga

Valdete Braga

Coisas ruins só deveriam nos acontecer durante o dia. Aliás, o ideal seria que elas não acontecessem, mas fazem parte da vida de todos nós e são inevitáveis, então deveríamos ter o privilégio de sermos poupados à noite.

A noite é feita para o descanso, o lazer, para coisas boas. Mágoas noturnas nos tiram o sono, nos fazem ficar virando de um lado para o outro na cama, não nos deixam esquecer. Durante o dia a gente procura se distrair, pensar em outras coisas, sair, e a dor vai diminuindo. À noite não há para onde fugir.

Vim para o computador e nem escrever estou conseguindo. Começo um assunto e o fato volta à mente, tira a concentração, penso em outro e acontece a mesma coisa. Particularmente, eu amo a noite, e mais ainda a madrugada. A madrugada é inspiradora, o silêncio nos faz viajar a lugares materiais e imateriais, nos remete a coisas boas. Definitivamente, à noite e a madrugada não foram feitas para sofrimento.

A dor espanta a inspiração e o sono, e quando fechamos os olhos para tentar forçar a sua chegada, ele se transforma em lágrimas. Por que aquilo que vai nos machucar não pode esperar o amanhecer? Aí fica muito mais fácil combater e até entender.

Dentre todas as frases perfeitas do meu ET, uma bem antiga e que não me esqueço nunca é “a noite não é eterna, é o nascer do sol mais um dia”. Ainda bem, ou a gente morreria durante a mesma. Amanhã o sol vai brilhar (ou não) mas a noite terá passado. Refiro-me a esta noite angustiante, que não pôde esperar o dia seguinte para trazer tanta decepção. Esta noite é diferente, triste, sem sono, demorada a terminar. Mas, como todas as outras, também não é eterna. É “o nascer do sol mais um dia”. E terei este dia para me recuperar. Obviamente, vou recuperá-lo dormindo, porque uma noite inteirinha acordada transforma qualquer um em um zumbi. Principalmente se o que não nos permitiu dormir foi mágoa ou ressentimento. Esses sentimentos se duplicam à noite. E temos de tirá-lo do coração.

Mas amanhã é outro dia, vou recuperar o sono perdido, lutar contra o que não o deixou chegar, e a próxima noite voltará a ser normal, porque eu acredito nisto e o ser humano não nasceu para sofrer. Essa noite vai passar e, na próxima, se eu ficar acordada de madrugada, vai ser para as minhas viagens do bem e não para curtir dores. Coisas ruins sempre existirão, de noite ou de dia. Mas coisas boas também, e as boas são mais fortes. Só peço a Deus que a próxima ruim que for me mandar, mande-a com o sol escaldante.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook