Cristovão Colombo anda pelo Caminho dos Emboabas

11 de Maio de 2018
Jornal O Liberal

Jornal O Liberal

(*) R.Koeppel

Se você estudou história, já sabe quem foi Cristovão Colombo, que nas horas vagas (que ele teve muitas, quando não ventava) descobriu a América, antes de Cabral descobrir o Brasil em 1º de abril de 1500 (depois conhecido como "Dia da Mentira"). Ooops! Dizem que, agora, um dos remanescentes da família Cabral, que governou o Rio de Janeiro, está hospedado em Bangu II... Mas isto é outra história!

E se leu nosso último artigo sobre o Caminho dos Emboabas, aqui publicado no melhor Jornal do Alto Rio das Velhas, O LIBERAL, já sabe o que vai ser este caminho. Que virá de Raposos (anno 1690) até Vila Rica (anno 1698) a nossa querida Ouro Preto. Transbordando riquezas por todos os lados!

Faremos hoje uma time-line. Sabe o que é isto? Se não sabe é por que você é um "old guy" - "véio qui nem mula manca" - você tem mais de 40 anos. Qualquer um sabe que time-line é "cronograma", “linha do tempo”! Ou seja, o que aconteceu, em que data. Mas falar que é uma "time-line" parece ser algo mais moderno... Portanto - Sejamos modernos! Isto não é uma fake-news! Vamos relembrar Cristóvão de Colombo que nasceu em Génova, entre 22/ago e 21/out de 1451 (não se usavam ainda relógios suiços...) e bateu as botas em Valladoliod no dia 20-maio-1506. Não tivesse morrido já seria "bem véinho": Teria em 2018, 45+512 anos ou (8*5) + (2^9) = 45 + (2, 4, 8,16, 32, 64, 128,256,512!)...

1470-Colombo-antes: Como vou convencer à Rainha que preciso de caravelas para chegar até as Índias? Acredito que a Terra é redonda mas ninguém mais acredita. Por isto eu sei (ainda não existiam redes sociais, senão Colombo diria "eu acho que...") que "Ao Oriente! Pelo Ocidente! As riquezas das Índias nos aguardam!". Mas Colombo tinha boa lábia (Colombo tinha lábios de mel. Foi com ele que Lula e Temer aprenderam) e a Rainha de Espanha deu-lhe as caravelas. Colombo riu. Nós também rimos e ficamos felizes ao "dar" impostos ao Governo...

1492-Colombo-durante: Se não havia vento, as caravelas não caravelavam. Ficavam paradas no mar calmo! (Nenhuma analogia com Brasília, hoje em dia...). E turma a bordo ficou excitada com a calmaria: Sr. Colombo, Chefinho de mierda! Ou você acha estas tais de fake-Indias ou vamos dar meia volta... Chega de embromação! Nós não fazemos sexo há muitas semanas. E queremos!" Humm... Será que em Brasília também acontece isto? Lá não tem ventos com pouca intensidade e fedem um pouco, mas as reformas necessárias vão sendo empurradas cada dia para mais longe.

12-out-1492-Colombo-no ato: Bastou um ventinho no rabo das caravelas (elas gostam disto...) e eis que, ali na frente, na primeira esquina: Terra à vista! Colombo havia descoberto as Índias! E como havia Índias bonitas, todas peladas! Para os marinheiros, então, foi uma festa! Anos depois outro Italiano, Vespúcio, provou que aqui era outro continente, que passou a ser chamado de Américas. Veja se você descobre: Por que aqui não se chamou de Cristovamos ou Colombina? Signore Américo Vespuccio era o seu nome completo!

Colombo-depois: Colombo trouxe a riqueza das Américas para a Europa! E morreu pobre e esquecido. Mas morreu feliz: havia descoberto o Novo Mundo! Pois em algumas coisas, só existe um descobridor ou um vencedor, nunca um classificado em segundo lugar…

Agora vamos avançar uns 5 séculos - estamos em 2015. Centenas de ciclistas vem desde Belo Horizonte até Ouro Preto de bicicleta, arriscando-se a morrer. O mote agora é "Ao Ouro Preto, pela BR-356. Com subidas e descidas, Com risco de morte... Mas é bonito! Venha você também!".

Avancemos agora para 2018. Um maluco, que vos escreve, vem da Serra da Piedade até Glaura à pé. Dizia que era para economizar gasolina. Mentira! Ele queria descobrir às Américas e todas as suas riquezas! E ao que parece, conseguiu! O Caminho dos Emboabas dará para o Alto do Uaimii - o Rio das Velhas - o que Colombo deu para o mundo.

Este maluco acreditou que seria possível caminhar 140km, sem subidas nem descidas, no plano (esse maluco tem 72 anos, sabe que subida cansa... e descida é perigosa. Isto todos brasileiros, do fundo do buraco onde nos meteram, sabem; Descidinha desgraçada esta do PNB crescer -3%).

Sem tráfego de veículos ameaçando atropelar todo mundo. Ouvindo os regatos límpidos e os pássaros a cantar. Vendo a lua cheia, silenciosa! De dia, sombra de enormes e belas árvores. Com panoramas inacreditáveis e histórias mais ainda. E encontrando muita gente boa que o recebeu de braços abertos!

O Caminho dos Emboabas deve ser inaugurado dentro de 100 dias, na sua primeira fase. Depois virão outras atrações - achamos que até uma urna eleitoral pode ser uma atração em outubro de 2018! E pelo Caminho dos Emboabas, ou por causa dele, um turismo moderno - caminhantes, cavaleiros e ciclistas - transbordará pelo Alto do Rio Uaimii: Emprego, renda, música, gastronomia, cachoeiras, suor, risos, lágrimas, beijos, etc. A vida real! Como complementos (ou serão maiores que?) do turismo tradicional que, felizmente, vêm a Ouro Preto e redondezas. O que não fazemos pela cidade onde vivemos e onde temos nossos amigos?

Quiçá isto pode ser apenas um sonho... Mas se nem sonhos podemos ter, melhor morrer pela Nossa Pátria! Tiradentes sabia disto... Foi enforcado em 21-abril, No mesmo dia que este maluco estava chegando em Caeté, vindo desde o Alto da Serra da Piedade, onde uma Igreja recebe os fiéis... Coincidência? Mas uma coisa é certa: Um dia, dentro de muito pouco tempo, sabemos que vamos encontrar muitos Cristovãos Colombos, que leram este texto até aqui, caminhando felizes e alegres pelo Caminho dos Emboabas. E que possamos, todos, morrer como morreu Cristovão Colombo - pobre, esquecido e... feliz!

(*) Rodolfo Koeppel curte Ouro Preto há muitas décadas. Agora constrói o Café de Glaura, onde espera receber muitos Cristovãos Colombos. Ou melhor - Ludâmbulos - aqueles que caminham pelo prazer lúdico! O Caminho dos Emboabas atrairá turismo nacional e internacional. Alemães, franceses. ingleses, japoneses, russos virão. E se os chineses chegarem também? Ichhhh, vamos ter que aprender chinês! Pois, como sempre foi uma das nossas características, vamos receber bem aqueles que nos visitam. Se você fala algum idioma (até mesmo português) faça contato ==> rodolfo.koeppel@gmail.com

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook