Depois do carnaval

16 de Fevereiro de 2018
Valdete Braga

Valdete Braga

Dizem que o ano começa após o carnaval. Olhando por esta ótica, estamos no início do ano. Fico pensando que diferença isto faz. A vida é tão curta, dois meses a mais ou a menos farão diferença? E que o ano comece em janeiro, fevereiro ou março, em que vai mudar as nossas vidas?

O que realmente importa é como vivemos, o bem que fazemos, a nós e aos outros. Aqueles a quem ajudamos, o trabalho que fazemos com capricho, o respeito ao outro, o amor que distribuímos... de janeiro a dezembro, não importa.

Santo ninguém é, e somos, todos nós, seres humanos, cheios de defeitos. Todos temos telhados de vidro e ninguém pode atirar a primeira pedra no defeito do outro. Mas podemos tentar, pelo menos tentar, dar o melhor de nós. 24 horas por dia, 30 dias por mês, é impossível, ninguém chegou a este grau evolutivo. Aquele que se coloca acima do bem e do mal e sai se vangloriando da própria perfeição ou é muito maldoso, ou muito idiota. Maldoso se usar desta suposta perfeição para enganar os incautos, e idiota se acreditar que realmente é perfeito.

Vemos cada coisa... “eu sou, eu faço, eu sei, eu, eu, eu...” Gente que acha que é melhor do que o restante da humanidade, que se diz “humilde”, “humana”, “caridosa”, mas na verdade usa dessas supostas qualidades para enaltecer o próprio orgulho e ego. Quem é não precisa dizer. Quem realmente tem a bondade no coração não é perfeito 24 horas por dia nem 30 dias por mês, porque a bondade é parte do ser humano. E quem é humano erra e acerta, sentindo-se realizado quando acerta e reconhecendo e tentando melhorar, quando erra.

Sempre temos onde melhorar. Quando não tivermos mais, teremos alcançado outro plano e não haverá mais motivos para ficarmos por aqui. Se o ano começa depois do carnaval, vamos começá-lo dando o melhor de nós. Se cada um der o melhor de si, o mundo se tornará melhor. E para isto não existe época. No início do ano, depois do carnaval, no final do mês... o que importa são as nossas atitudes e são elas que nos fazem.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook