Desça do muro!

10 de Junho de 2016
Neto Medeiros

Neto Medeiros

Olá querido leitores. Estava com saudades. Lembrava-me outro dia que em 2016 completo 10 anos ininterruptos como colaborador deste jornal. Para mim é um privilégio ter meus trabalhos e pensamentos compartilhados com O LIBERAL nesta uma década de opiniões, traços, anseios e aprendizados, seja corroborando ou não com os princípios e ideias do semanário. Isso sim é democracia, o direito ao contraditório.

Pois bem, é por isso que estou aqui, neste espaço, e como no hino, não posso fugir à luta! Peço humildemente para que você pense um pouquinho só...

Não! Jamais! Em hipótese alguma faça como te ensina o lema do governo provisório à lá Fharenheit 451*. Deus o livre! Pode pensar sim!!! À vontade!!! Aliás, ainda não inventaram nada que possa gravar seu pensamento não é mesmo!? Por isso, pense a vontade! E com sua própria cabeça!

Pois então, pense comigo, e se não quiser trabalhar também fique a vontade, aliás, não me interessa se você é pastor, general, plutocrata, neoliberal, comunista, reaça, prostituta e o escambal, tô nem aí, pode até ser fascista, aliás, mas cá pra nós, você compactua com a corrupção?

Pois então, que indignação seletiva é essa? Você comeu corda de alguém, da mídia, dos livros, das ideologias, do sistema, do baralho a quatro, ou acha certo mesmo legitimar que o poder coercitivo mate com um tiro na cabeça uma criança de 10 anos?

Você acha mesmo certo dizer que uma mulher que foi deflorada, aliás, uma garota de 16 anos, mesmo que contra a vontade ou não, por 33 caras que divulgaram isso pro mundo, e ainda a chame de marmita de bandido?

Você acha mesmo certo um governo de um partido onde toda a base do mesmo já foi denunciada ao STF?

Por falar nisso, você acha mesmo certo que os ministros da suprema corte venham à público quase que diariamente opinarem a respeito de processos, políticos e investigações? Pra não falar nem sobre o pedido de aumento do Lewandowski, revelado nas gravações do Machado e muito menos no partidarismo escancarado de Gilmar Mendes...

Você acha certo um presidente inelegível por 8 anos, além de também ser denunciado e que assinou as mesmas tais “pedaladas”, estar no poder?

Você acha certo um cara que está mamando desde a época do PC Farias indicado por ele para a Telerj, e que está em tudo quanto é escândalo desde lá, que ainda esteja dando as cartas no quem sabe, maior poder do Brasil?

Nota do autor: O PMDB é igual o Brasil né mesmo!? Um país presidencialista que na prática é parlamentarista e um partido que é governo e oposição ao mesmo tempo...

Queira você novas eleições ou não, queira você que a Dilma volte ou não... Me confessa vai, você é a favor da corrupção?

Por que tem hora que acho isso. Sério mesmo. Porque tirar selfie com o japonês da Federal, ir pra rua com a camisa da CBF, bater panela e xingar muito no face contra a roubalheira institucionalizada e agora, diante de todo esse lamaçal, seja ele em Bento Rodrigues, em Brasília, em Ouro Preto ou onde for neste país gigante, ficar agora recrudescido e calado é no mínimo contraditório...

Você pode considerar certo um monte de coisas, respeito isso. Desde que não sejas fanático. Extremista. Facínora. “Xiita”. Viver em sociedade requer uma série de responsabilidades e decisões de cunho íntimo ou não. O trânsito, pra ficar só neste exemplo, é um micro espaço desta nossa sociedade cada vez mais estressada e sem gentileza que revela bem o que somos e como somos fora do carro ou do transporte. Todo mundo quer passar primeiro e pelo mesmo espaço, e como a física nos explica, quando isso acontece carros e motos batem, quando não alguma morte...

Portanto, independente de sua moral e virtudes, ou bons costumes, é preciso saber que neste jogo, onde a gente dá cada vez menos as cartas, se continuarmos dispersos e egoístas, continuaremos a ver calados para todo o sempre assistindo pela TV, aberta ou não, essa galera afanando nossa grana e mandando pra Suíça de boaça... Enquanto nosso país ainda agoniza por leitos, escolas, pontes, creches, casas...

Se você foi pra rua ou não, está arrependido ou não, é patriota ou não, enfim, seja o que for, chegou a hora. Seja qual for sua opinião, não é possível que em uma coisa a gente não concorde não é mesmo?

Portanto, desça do muro! Manifeste suas escolhas! Liberte ouvidos e mentes! E lute por um país melhor pra você e pra nós! Vamos juntos!?

Aliás, você acha mesmo que o DUNGA deve ser o técnico da seleção?

*A obra é um romance diatópico de Ray Bradbury que também foi adaptado pro cinema por François Truffaut em 1966. A história conta sobre um regime totalitário que proíbe as pessoas de lerem livros e onde os bombeiros queimam as obras literárias. O nome faz referência ao ponto de combustão do papel, o equivalente a 233 graus Celsius.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook