Detran promove a segurança no trânsito

25 de Agosto de 2017
João de Carvalho

João de Carvalho

UMA das coisas mais bonitas, ordenadas e funcionais da dinâmica vida moderna é certamente o trânsito no seu sentido genérico descrito como Viário, que se desenvolve nas vias públicas e nas rodovias. Para se evitar o caos, existem os termos trânsito, transporte e tráfego. (Não confundir com a palavra “tráfico” que são transações ilícitas tipificadas no Código Penal como: de drogas, mulheres, crianças, influência e órgãos).

Tráfego é a circulação de pessoas, animais ou veículos em missão de transporte; Trânsito é a circulação de veículos nas ruas de uma cidade ou vila, ou nas estradas que lhes dão acesso; Transporte é a ação ou efeito de transportar, conduzir.

O Código de Trânsito Brasileiro, no seu artigo primeiro diz que: “O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se por este Código”. Portanto conclui-se que ninguém é proibido de usar corretamente a estrada pública, respeitando-se as leis de trânsito, como um conjunto de normas, de leis específicas e claras, a ao alcance de qualquer condutor de veículos, devidamente habilitado.

O DETRAN/MG tem como “missão promover a segurança do trânsito e a cidadania, potencializando a investigação policial e as ações socioeducativas nas áreas de habitação, registro de veículos e educação para o trânsito, atuando com ética, responsabilidade, transparência e elevados padrões de qualidade”, porque ele é “o órgão executivo do sistema nacional de trânsito em Minas Gerais, sendo subordinado à policial civil do Estado”.

A denominação DETRAN passou a ser sigla-padrão para todos os órgãos congêneres do País. A escolha que fiz nesta edição jornalística ao escrever sobre o Detran é a sua atuação em relação à educação no trânsito, com as mais diversas específicas e oportunas atitudes, em relação ao bem comum dos motoristas, condutores dos mais diversos tipos de veículos, que são as seguintes: cursos à distância, campanhas educativas, curso de especialização de condutores de veículos, cursos de formação com atuação de educadores, instrutores; Diretor geral de centro de formação de condutores, cursos específicos para o Detran, para examinadores de trânsito, para vistoriadores de veículos automotores, assim como certificados de cursos com registros e averbação de certificados, porque todos deverão estar documentados, especialmente instrutores e diretores.

O Detran de Minas Gerais, engajado devidamente aos movimentos socioeducativos, este mês, através da sua equipe de coordenação de educação de trânsito, participa ativamente da campanha denominada “Ande Seguro”, desde 08.08.2017, juntamente com a Câmara de Diretores Lojistas da capital mineira, visando, especialmente em relação aos usuários de motos e à relativa a equipamentos, revisões, pilotagem, garantias na circulação e diversas condições do uso do veículo.

EM SUMA, trago à consideração final deste artigo a expressão vigorosa do meu melhor e mais apreciado autor sobre trânsito, Dr. João Batista da Silva, em seu Código de Trânsito Brasileiro Explicado quando trata do conteúdo denominado “Dos Veículos”, que é a seguinte: “O capítulo IX trata do personagem veículo, mas, esta primazia não é porque o trânsito exista para o veículo. Ao contrário, o centro e razão de ser de tudo no universo, é o Ser Humano, para ele, e para o seu serviço foi o veículo inventado e posto nas vias de circulação. A máquina é um instrumento destinado a pôr em equilíbrio potência e resistência. O homem é impulsionador e condutor, além de sujeito único de sua destinação”.

Parabéns ao Detran MG e sua laboriosa equipe realizadora do esclarecido trânsito mineiro.

(Acesse: leiturahobbyperfeito.blogspot.com.br)

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook