Dono da verdade

01 de Dezembro de 2013
Neto Medeiros

Neto Medeiros

Para nós, pretensos ou práticos jornalistas, a realidade às vezes é dura demais. Nossa palavra mal escrita, ou interpretada, pode determinar a execração universal ou a adoração suprema. Brincamos de recortar, formar e informar.

Temos a pretensão de não querer errar e de quase sempre não aceitar críticas. Somos Fo#@d~es! Mas, no entanto, nossa “opinião é bem barata (vixe)”, “se publicar algo errado, depois respondo por isso”. E ponto. “Tá pronto chefe!”.

Nessa terra de dogmas, preceitos, prés, gigantes, dinossauros, comida japonesa, histórias e corporativismo, um alento deve prevalecer. Não julgo com quem está ou deixa de estar à verdade. A razão. Também enxergo a polifonia dos fatos. Não sei se existe verdade. Ou liberdade. Não é essa a questão. Refiro-me apenas ao ego. A vaidade.

Esse pecado mortal que coloca pedestal diante do preto, pobre ou puta. Aquilo que confunde dor e drama e vê prazer apenas no poder. Aquele que apenas chama o outro de vagabundo por que é simplesmente o paspalho da canção do Titãs. Aquele que a TV deixou burro saca? Aquele que dá uma “googlada” e se sente PHD no assunto saca? A única coisa que se exige é respeito. Já vai ser um bom começo. Manter o respeito...

Jamais o preconceito tolo de alisar o cabelo. Ou a banalidade do punho cerrado. E talvez seja essa a nossa mania de querer poder algo, que nos torne assim. Quase sempre frios diante da realidade crua e amarga. Jornalistas ou adevogados. Narradores ou biógrafos. Ladrões ou políticos. Ironias ou redundâncias. “Verdades” ou vaidades. Mentiras ou crueldades...

Talvez seja por isso que não ligamos. Talvez por isso o sensacional ainda nos alimente. Talvez ainda nem tenhamos saído da caverna. Talvez isso ou aquilo e sendo sempre a metamorfose ambulante.

E é por isso que a poesia e um pouco de verdade contida nos ditos populares é que me inspiram a seguir. Obedecer:

“Muito ajuda aquele que não atrapalha.”

Liberte seus ouvidos! ¬¬

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook