Eleitor ou torcedor?

10 de Agosto de 2018
Valdete Braga

Valdete Braga

Todo ano é a mesma coisa. Aproxima-se o período eleitoral, começam as campanhas. Normal. Cada um apóia quem quiser, é a favor de quem quiser e contra quem quiser. Normal também.

O que não é normal são essas brigas sem sentido e esdrúxulas que já começam, seja no mundo real ou virtual, que também começam a se misturar. Aliás, briga não é normal, ou pelo menos não deveria ser, em questão nenhuma da vida. Eleitor não é torcedor de futebol. O que estamos vendo são torcidas organizadas, que querem que seu candidato ou partido ganhem, independente de qualquer coisa. E quando duas torcidas “rivais” se encontram, é tiro, porrada e bomba, como se fala popularmente.São raros os eleitores e muitos os torcedores. E como acontece no futebol, as torcidas querem o gol, pode ser de mão, pode ser contra, pode ser “roubado” pelo juiz. Desde que o meu time ganhe, não importa como.

Isto acontece, infelizmente, e eu friso infelizmente, com os eleitores que apenas “torcem”. Não conhecem nem se interessam em conhecer o passado, o histórico ou o programa de governo de seu candidato. Arrisco-me a dizer sem medo de errar que muitos não conhecem nem o candidato. Eu mesma já ouvi “vou votar em fulano porque ele está com sicrano”. Como assim? Como a pessoa vota sem nem conhecer, porque o outro “está” com alguém? E o que é “estar com alguém?” Que tipo de acordo de bastidor foi feito? Que tipo de compromisso foi assumido? O eleitor não sabe. Mas ele vota. Vota em alguém que terá por função representá-lo por quatro anos, como torce para que um jogador do seu time faça um gol. Não importa qual jogador, desde que o seu time vença.

Pelo amor de Deus! A urna não é uma trave. Não estamos disputando um jogo. Essas “torcidas” reais e virtuais precisam entender que é o destino do nosso país, o nosso destino, que está nas mãos delas, nas nossas mãos. Não é hora de organizar torcida. É hora de ter discernimento, conhecimento, calma, parcimônia. Estudar, avaliar, procurar saber quem é o candidato, e não sair torcendo pelo gol que qualquer um faça, desde que esteja com fulano ou sicrano. E o mais triste nisto tudo é que estamos muito próximos das eleições. Tomara que haja tempo.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook