Em busca da felicidade

12 de Janeiro de 2018
Geraldo Gomes

Geraldo Gomes

Todos os anos é a mesma coisa. Nos últimos dias de dezembro trocam-se mensagens entre amigos desejando reciprocamente boas festas de natal bem como próspero e feliz ano novo. Felicidade no ano que se aproxima é o que desejo para você e sua família. Isto é o que se lê em muitos dos diversos cartões enviados. Felicidade é uma palavra muito pronunciada nesta época. Mas, o que é mesmo esta tal felicidade?... Aristóteles deu uma definição: felicidade é ter algo para fazer, ter algo para amar e ter algo que esperar. Já Leon Tolstói disse que a alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira. E completou, a amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo nossa dor.

Como forma de agradecer ao mensageiro que lhe prestou um bom serviço em um hotel em Tóquio, no Japão, em 1922, o grande Cientista Albert Einstein escreveu um bilhete e o entregou àquele homem. Naquele papel estava escrito: “Uma vida simples e tranquila traz mais alegria e felicidade do que a busca do sucesso através de constante desassossego.” Por isto uma celebridade de Hollywood não tem nenhuma garantia de que será mais feliz do que uma pessoa anônima da sociedade. A riqueza e a fama causam muito desassossego e muitas espécies de preocupações.

Não existe um estado constante de felicidade. O Poeta Vinícius de Morais interpretou muito bem esta ideia quando disse que o sofrimento é o intervalo entre duas felicidades. O que há na vida de qualquer pessoa sãos momentos felizes alternados àqueles em que não existem alegrias reais em viver. Enganam-se aqueles que acreditam que acúmulo de bens materiais garantem felicidade ao seu possuidor. A riqueza aliada a avareza mata o amor verdadeiro, condicionante para uma vida feliz. Certamente haverá muito mais felicidade onde reina o amor cristão do que onde há abundância de riquezas e egoísmo. O senhor Jesus ensinou: amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Portanto, se queres ser feliz, faça tudo para que o outro seja feliz. Nisto consiste o verdadeiro amor ao próximo. Jesus deu o exemplo máximo de amor quando, morrendo em lugar do homem pecador, propiciou a este vida eterna no céu onde junto ao Pai Celeste será feliz para sempre, caso arrependa de seus pecados. Não há felicidade sem paz. E, falando sobre paz O Senhor Jesus disse: deixo lhes a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (Jo 14:27). Onde há medo não há paz. Em uma mente conturbada não há paz. Quem busca a felicidade só a encontrará colocando sua fé nas palavras do Senhor Jesus o Rei da Paz. O Rei Salomão informou no Livro dos Provérbios que aquele que confia continuamente no Senhor é feliz. Portanto, quem quiser encontrar a verdadeira felicidade, fruto de uma paz duradoura, deve, antes de mais nada, aprender a confiar em Deus e cultivar uma vida simples mas operosa em ajudar o próximo para que este também alcance a sua felicidade. A paz do mundo é efémera mas a paz que vem de Deus dura para sempre e só ela pode propiciar ao homem a felicidade real e duradoura.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook