Estamos no outono, porém a gripe e o resfriado já chegaram…

25 de Junho de 2012
Eliete Santos

Eliete Santos

Nós brasileiros, nos sentimos gripados ou resfriados a cada espirro ou tosse que temos, isto é cultural. Esta banalização é inconveniente, pois em crianças, pessoas idosas ou imunodeprimidas, pode ser uma moléstia grave e até causar a morte.

Gripe e resfriados são doenças virais e vão muito além de um simples espirro. Embora os sintomas sejam semelhantes, os da gripe são bem mais intensos. Há até uma regra prática para distinguir uma enfermidade da outra. Se a pessoa foi trabalhar apesar do nariz escorrendo, do peso na cabeça e da irritação na garganta, não está com gripe, está resfriada. A gripe derruba a pessoa, deixa-a de cama, sem a menor condição de sair de casa e trabalhar. A pessoa obrigatoriamente tem febre que não ocorre em picos isolados e ultrapassa 38,5º, às vezes chegando aos 40º. Quem está com gripe fica vários dias com febre e tem um comprometimento geral importante. Dores no corpo, popularmente descritas como quebradeira, sensação de mal-estar muito intensa, cabeça levemente torporosa comprometem a atividade física e intelectual. No resfriado, os sintomas são parecidos com os da rinite alérgica, mas vão além. Ele pode vir acompanhado de uma leve dor de garganta (a garganta arranha ou arde um pouco) temperatura de 37,5 e um mal-estar. Quem está resfriado sente estes sintomas por aproximadamente três ou quatro dias, que vão desaparecendo espontaneamente, sendo desnecessário à pessoa interromper suas atividades, sejam elas de caráter físico ou intelectual. Apenas o desconforto do nariz incomoda.

O indivíduo com gripe precisa é de repouso e boa hidratação oral para umedecer as secreções, a fim de que sejam mais facilmente expelidas. Além disso, deve buscar alívio sintomático. Pode tomar analgésicos e antitérmicos, com recomendação para evitar o ácido acetilsalicílico e dar preferência ao paracetamol e a dipirona, se tiver febre e dor, pois a Dengue pode ser facilmente confundida com gripe ou resfriado. Pode também usar descongestionantes nasais para afastar o desconforto do nariz obstruído e, na fase de tosse produtiva, xaropes que fluidifiquem a secreção, para facilitar sua eliminação, além de muito líquido (suco, água) para a hidratação. Caso não melhore em 4 dias é imprescindível procurar assistência médica.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook