Fé e obras

19 de Maio de 2017
Geraldo Gomes

Geraldo Gomes

Uma grande controvérsia existe a respeito da salvação da alma entre pessoas que, apesar de religiosas, nunca atentaram para uma leitura acurada das Sagradas Escrituras, com a humildade que esta prática requer. Esta leitura deve ser feita crendo que toda a Escritura é inspirada por Deus, útil para o ensino e para a instrução na justiça, e, para que o homem seja preparado para toda boa obra, como atesta o Apóstolo Paulo ao escrever a carta a Timóteo (2Tm 3:16-17). Alguns acreditam que para se obter a salvação é necessária a prática de boas obras. Entendem estes que se forem bons religiosos, se distribuírem os seus bens com os pobres, ou, se forem atenciosas com as pessoas necessitadas terão garantido um lugar reservado no céu após a morte. Quem crê que a salvação se consegue por obras, ainda não leu, ou se leu não entendeu, o que Paulo escreveu aos efésios. A celeuma sobre a salvação na igreja de Éfeso era tão grande que Paulo, para esclarecer de uma vez por todas esta questão, escreveu uma carta aos efésios, onde está escrito: “pois é pela graça que sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, mas é dom de Deus; não de obras para que ninguém se glorie” (Ef 2:8-9).

A salvação é pela graça, um favor não merecido. Não há uma só pessoa sequer merecedora da salvação, independente do que ela faça ou deixe de fazer em sua vida. Mas Deus, pelo seu infinito amor aos homens perdidos em seus pecados, enviou seu Filho para que morresse no lugar de todo pecador, propiciando-lhe assim o meio de salvação. A salvação é oferecida a todos, pois todos se encontram sob a pena do pecado. O salário do pecado é a morte, como escreveu o Apóstolo Paulo aos Romanos, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus Nosso Senhor (Rm 6:23). Todos estão mortos espiritualmente porque pecaram, mas podem encontrar a vida eterna, pois a morte vicária de Cristo na cruz do calvário é o meio de salvação do pecador. A possibilidade de salvação está posta frente a todos, porém, quem deseja ser salvo deve colocar a sua fé no sacrifício remidor de Cristo. Isto é uma decisão pessoal, pois a salvação é individual. É uma questão de foro íntimo e de livre arbítrio. O Senhor Jesus morreu na cruz do calvário e com intenso sofrimento derramou o seu precioso sangue que é capaz de lavar os pecados de todo ser humano.

O sacrifício de Cristo na cruz do calvário consistiu de uma obra completa para a salvação. Qualquer obra que alguém queira fazer para obter a salvação nada é em relação ao que Cristo fez. É como se esse alguém quisesse dar uma ajudazinha a Cristo, fato que revela falta de fé no sacrifício vicário do Senhor Jesus, o que desagrada a Deus, pois está escrito na carta aos Hebreus: “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:6). As obras devem ser em decorrência da fé. Quem diz ter fé em Deus deve demonstrar isto com boas obras, pois é para isto que o homem é salvo: para as boas obras. A fé sem obras é morta, mas obras sem fé são inoperantes para a salvação. A Bíblia o diz. E vale a pena considerar sempre o que a Bíblia diz, pois ela é a Palavra de Deus para conduzir o homem em caminhos felizes aqui na terra e ensiná-lo o caminho da salvação em Cristo, único mediador entre Deus e os homens.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook