Gripe, resfriado, pneumonia, sintomas e prevenção...

07 de Julho de 2013
Eliete Santos

Eliete Santos

Chegou o frio e com ele as “ites”... amigdalite, faringite, sinusite, gripe, resfriado e se não se cuidar, a Pneumonia... Estudos publicados recentemente em uma revista da área médica ligam a ocorrência de Pneumonia a uma proporção 100 vezes maior em indivíduos que tinham resfriados ou se encontravam gripados.

Resfriado e gripe têm os sintomas muito parecidos: febre acima de 38º, tosse, dores no corpo, coriza ou excesso de muco, o que ocorre é que os sintomas duram até 7 dias, porém a partir do 3º dia os sintomas começam a diminuir. Já a pneumonia, que na maioria das vezes é causada por bactérias tipo pneumococos ou vírus, os sintomas continuam e tendem a piorar caso não se entre com antibióticos, e difere da gripe e resfriados nos quais utilizamos antitérmicos e mucolíticos no tratamento de sintomas, uma vez que o nosso próprio corpo, com os anticorpos, combate os vírus da gripe e resfriado.

É muito importante ingerirmos água independente de estarmos gripados ou resfriados, porém é essencial quando ficamos doentes. A hidratação melhora a capacidade de reabilitação e cura, diminuindo os danos nos órgãos e favorecendo a rápida recuperação.

Além de uma alimentação balanceada rica em legumes, hortaliças e frutas, o uso de sucos ricos em vitamina C como laranjada, limonada ou suco de acerola e açaí aumentam o sistema imune e combatem as “ites”, gripes e resfriados. Também podemos utilizar o agrião, hortelã, guaco, poejo, transagem em forma de chás ou como ingredientes de xaropes, atuando como mucolíticos e limpadores da região oral e pulmonar.

Para prevenção podemos usar o álcool 70º para higienização das mãos e o uso oral de própolis (10 a 25 gotas diárias no leite) como um antibiótico natural e preventivos de infecções, além das cápsulas de óleo de alho, um germicida natural.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook