Honório Esteves

18 de Novembro de 2011
Alex Bohrer

Alex Bohrer

Pouca gente sabe, mas um dos maiores artistas mineiros atuantes nos séculos XIX e XX, Honório Esteves do Sacramento, nasceu em Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto, por volta de 1860. Conta-se que desde cedo manifestou gosto pela pintura, executando pequenos trabalhos e expondo-os em Ouro Preto. Em 1871 já estudava desenho com o professor Chenoti. No mesmo ano tornou-se moedor de tintas do pintor ouro-pretano Cardoso Resende. Em 1873 continuou seus estudos no Liceu Mineiro. Em 1875 aperfeiçoou seu desenho com o professor Bernardino de Brito.

Em 1880, com apenas 20 anos, fez retoques no forro da capela-mor da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré de Cachoeira do Campo, serviço primoroso que certamente lhe deu projeção e fama. Conta-se que Dom Pedro II, impressionado com a perícia do jovem pintor, concedeu-lhe bolsa de estudos no Rio de Janeiro, para onde rumou, tornando-se exímio artista (na Corte tomou contado com pintores famosos como Pedro Américo e Vitor Meireles). De retorno à sua terra, Santo Antônio do Leite, executou excelentes pinturas de forro na Igreja de Santo Antônio. Em Cachoeira do Campo, além da Matriz, há obras suas no Colégio Dom Bosco e na Escola Estadual Pe. Afonso de Lemos. Na diretoria desta última está o belo quadro, de 1883, retratando o padre fundador. Na parte inferior da pintura figura a assinatura caprichosa de Honório Esteves. Em 1904 consagra-se de vez ao representar Minas Gerais, juntamente com outros pintores, na Exposição Universal de Saint Louis, nos Estados Unidos. Faleceu em 1933.

Há obras suas espalhadas por vários museus do país. No começo da década de 1980 foi organizada a exposição “Eu, Honório Esteves” no Museu Mineiro.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook