Luciano, a voz que teve luz

13 de Julho de 2018
João de Carvalho

João de Carvalho

O que existe dentro da voz? A voz do indivíduo está relacionada com seu biótipo, sua profissão, seu grau de cultura, seu estado neuro-hormonal, sua atitude emocional e seu estado psíquico, dizem os médicos especialistas.

Dia 03 de julho, aos 47 anos, cessou a voz de um dos mais expressivos locutores da Rádio Cidade de Itabirito. Luciano, aquele que carrega luz, voltou ao Pai para sempre. Um homem conhecido por toda a cidade e distritos, sobretudo por causa de sua voz potente, sonora, educada, comunicativa, cativante, agradável, diária, sempre aguardada através de seus programas, os mais diversos, na Rádio Cidade.

Há anos, usou sua voz de timbre melodioso e atraente para conversar com seus milhares de ouvintes, diariamente. Quando entrava no ar era, imediatamente, identificado por todos os seus admiradores. Ele estava em todos os lares conversando e dialogando com seus milhares de fãs. Sempre pontual, alegre e comunicativo, fez dos ouvintes sua preocupação diária. Não há um motorista do município que desconheça o timbre de sua voz emoldurada de beleza e carinho, especialmente, quando recitava a “Prece do Caminhoneiro”. Até as crianças o reconheciam pela voz, porque característica e educada, ao alcance de qualquer tipo de ouvinte.

Há momentos que merecem ser destacados na vida sonora deste exemplar profissional. Além das transmissões culturais e religiosas, sua voz ecoou por todos os bairros e ruas da cidade e distritos, dando asas e brilho às apresentações de campanhas políticas em ação, por muitas décadas. Eu o vi e ouvi, nos trios-elétricos, carrocerias de caminhões e palanques, sempre alegre, animado, entusiasmado, feliz e contente fazendo vibrar sua voz forte e envolvente, anunciando centenas de candidatos em disputas políticas, por ocasião das eleições. A busca de contratação pelas suas apresentações era e sempre foi a mais cobiçada pelos partidos, porque conhecia bem as pessoas, suas ideias e pretensões, como ninguém. O fato de ser um excelente locutor profissional, o recomendava à preferência da maioria dos políticos militantes. Sua voz, empunhando um microfone, impunha respeito, graça e conseguia o ambiente necessário de toda a imensa plateia nos inúmeros comícios, aos quais emprestava o brilho de sua voz inconfundível. Sabia animar uma plateia partidária, sem jamais ter sido candidato a qualquer cargo.

Foi um homem vocacionado para o correto uso do microfone. Sua vida confunde-se com as ondas sonoras do rádio. Todas as campanhas precisavam de sua voz afinada e decidida com alocuções adequadas, ajustadas às solenidades em realização. Sua voz emoldurou todas as formas de apresentação: religiosa, política, social, convencional, radiofônica ou profissional. Sua participação, nos múltiplos eventos sonoros de Itabirito, vai ser lembrada por muitos anos. Sua vida, ceifada por um infarto impiedoso, abriu uma lacuna imensa na radiofonia citadina.

Notável coincidência: Dia 03 de julho é dedicado ao grande apóstolo São Tomé que desacreditou e acreditou depois na palavra de Cristo, naquela bimilenar reunião no Cenáculo que lhe provocou a famosa declaração: “Senhor, eu creio!” Luciano, eu sempre admirei e acreditei na sua voz cheia de luz, bonita, alegre e feliz. Sentiremos sua falta. Adeus!

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook