Não se nasce mulher. Torna-se mulher

10 de Março de 2016
João de Carvalho

João de Carvalho

A NOTÁVEL escritora francesa Simone de Bauvoir, autora do best-seller feminino gaulês, intitulado “O Segundo Sexo”, referindo-se com razão, sobre a mulher, abre sua inteligente obra, já conhecida como “Magnum Opus” (grande obra), com esta irretocável afirmação: Ninguém nasce mulher. Torna-se mulher.

O tempo acompanha a pessoa feminina desde o berço, envolvendo-a até a fase da mulher adulta, e subsequentes. Mas, ela jamais nasce completa. Daqui a beleza da presença feminina, na vida em sociedade, com todas as suas virtudes ou defeitos. Mulher nenhuma nasce já mulher pronta, definida, perfeita, quer moral, ética ou fisicamente. Este tornar-se mulher cria um momento extraordinário em sua vida. Isso acontece, naturalmente quando atinge o ápice de sua aspiração humana tornando-se mãe. Nessa palavra ela se transforma no ser mais importante da terra, porque se torna a criadora do ser humano, manifestando-se um pouco do poder e da sabedoria divina do Criador. É nesta fase do poder feminino que ela, a mulher, torna-se importante “quase como deusa”. Pois bem, quero homenagear esta figura ímpar do relacionamento humano dedicando-lhe as frases mais expressivas da língua portuguesa, ditadas, escritas, pensadas pelos mais brilhantes escritores de diferentes épocas em homenagem e destaque desta personagem que dá origem a toda criação ao lado do seu cônjuge, bem amado.

EI-LAS, com meu especial, modesto, respeitoso e carinhoso aval, sempre atento ao trabalho diário da mulher, no mundo masculino, mas de modo muito especial no berço da vida humana quando se torna ou se tornou nossa mãe:

1 – Ser mãe não é uma profissão; não é nem mesmo um dever; é apenas um direito entre tantos outros. (Oriana Fallaci); 2 – Como não podia estar em todos os lugares, Deus criou a mãe. (provérbio hebreu) 3 – A mãe compreende até o que os filhos não dizem. (máxima da seita hassídica); 4 – Só existem duas opiniões – a da mãe e a errada – (voz do povo); 5 – Quando se casa, o rapaz se divorcia da mãe. (Talmude); 6 – Se quer conquistar a mãe, elogie o filho. (voz do povo); 7 – Sem as mulheres, os homens andam somente uma geração. (Fernando Gouveia); 8 – Uma mulher leva vinte anos para fazer de seu filho um homem e outra mulher leva vinte minutos para fazer dele um tolo. (Helen Rowland); 9 – Deus criou o homem e descansou. Ao rever a obra, franziu o cenho e disse: “Não gostei. Então, criou a mulher”. (anônimo); 10 – A mulher mais idiota pode dominar um sábio. Mas é preciso uma mulher extremamente sábia para dominar um idiota. (Rudyard Kipling); 11 – A mulher é a poesia personificada”. (J. Brás e Silva); 12 – “E tu, sozinho e pensativo na sua dor / procurarás a tua mãe, e nestes braços / esconderás o teu rosto, / no seio que nunca muda terás repouso”. (Giuseppe Giusti).

EM SUMA, contesto formalmente, a frase do grande pensador Nietzsche de que “A mulher foi o segundo erro de Deus”. Basta ver o grande valor santo e feminino da grande mãe de Deus: Maria.

Parabéns mulher e mãe, pelo seu dia! (acesse: www.leiturahobbyperfeito.com.br)

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook