O bom do jornal interiorano

05 de Novembro de 2015
Elson Cruz

Elson Cruz

Aqui tem: o bom do jornal do interior é falar de nossa gente, nossos costumes e valores culturais da região. Este periódico não foge a esta gostosa característica. Semanalmente contamos com a Cidade e Eu de Dr. João Batista Freitas de Carvalho, Amenidades de Valdete Braga, Ponto de Vista do Batista e Linhas Tortas de Priscila Porto, escritores que valorizam o jornal e mostra em síntese uma sensibilidade característica do povo interiorano.

**Missa de 7º dia: **foi celebrada missa por intenção da alma de Margarida Fiorillo, mãe do nosso pároco Pe. Miguel Ângelo Fiorillo. Ele recebeu centenas de mensagens de conforto e solidariedade neste momento difícil do sentimento da perda de uma pessoa amada. A ele e familiares nossas condolências.

**Recuperando: **quem está se recuperando de um acidente é o desportista Juliano Aganete. Ele é personalidade de destaque pelo seu trabalho no desenvolvimento do esporte coletivo, principalmente o futebol 7 Society, onde Itabirito teve grandes conquistas e formou atletas de talento para esta modalidade. Ao Juliano Aganete desejamos breve regresso ao nosso convívio.

É bom saber: que recentemente pesquisa mostra que uma residência com arborização, horta e jardim tem em média a temperatura reduzida de 3 a 5 graus centigrados e a umidade relativa do ar aumentada em 20 a 40% do valor geral. Um alerta a você, aos engenheiros e arquitetos para escrever uma nova história.

Dança: Quem gosta de dança de salão, ou mesmo ouvir boa música e bater papo com amigos, a opção está nas sextas e domingos do Verdão e nos sábados do CLUMI (Clube da Melhor Idade), as quartas o Café com Prosa também oferece entretenimentos em residência do Bairro Praia a partir das 19 horas. Confira!

Você sabia? Que a casa de tijolinhos, hoje Biblioteca Pública da Praça da Estação, foi construída em 1884 e 1885. Os tijolos e as telhas vieram da França e o cimento da Inglaterra. Vinha em barricas de madeira através de navios a vapor até o Rio de Janeiro e depois em pranchas pela estrada de ferro. Havia apenas 60 anos que o cimento tinha sido inventado pelo pedreiro inglês Joseph Aspin em 1824. (fonte Vito Melillo, do livro Deslizes de Ivacy Simões).

Amplo e irrestrito: Na história do município de Itabirito registra-se o primeiro concurso público realizado em 1995 pelo prefeito Geraldo Magno de Almeida, o segundo concurso para todos os cargos, foi realizado em 1998 pelo prefeito Manoel da Mota Neto, e o terceiro em 2015 pela atual administração. É bom ressaltar também que o presidente do Legislativo Ivair José Lopes, em 1994, realizou concurso público para todos os cargos da Câmara Municipal e até hoje a equipe de servidores concursados dão exemplo de competência, dedicação e conhecimento, constituindo o ponto alto do nosso legislativo.

Não acho certo: Você que é mineiro, comprar camisa do time Corinthians. É preferível valorizar nossas equipes de futebol, observe como são bem estilizadas as camisas do América, Vila Nova, Tupi e Boa Esporte. Vale à pena mudar o foco. Afinal somos todos mineiros.

Por onde anda? Vilmair Antunes do Carmo, músico, escritor, compositor e grande companheiro de Ivacy Simões no lançamento de livros em nossa cidade. Vilmair é autor da obra Jardim da Amizade e gente de destaque em nosso meio literário.

Para refletir:_ Aquele que lê muito e anda muito, vê muito e sabe muito (Miguel Cervantes)_

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook