O Espiritismo e a Ciência Materialista

22 de Maio de 2012
Jarbas Lima Lemes

Jarbas Lima Lemes

Comparo o espírito com a antimatéria. E o espiritualista é também, de certo modo, materialista, pois aceita igualmente a realidade da matéria e da energia. Mas é capenga o cientista materialista por admitir só a realidade da matéria, quando o espiritualista admite também o seu oposto. Fica bem aqui o que disse Einstein: “A religião sem ciência é cega, e a ciência sem religião é aleijada”.

Para a física quântica, as coisas invisíveis são mais importantes do que as visíveis. E o espírito é invisível. Enquanto encarnado, ele se manifesta através de seu corpo. Desencarnado, ele precisa do corpo de um médium para se comunicar conosco. Mas o espírito do médium tem que vibrar na sintonia da do espírito comunicante. E os espíritos se atraem reciprocamente por serem semelhantes entre si em evolução. Em outras palavras, são da mesma sintonia.

Na verdade, a comunicação é feita de períspirito para períspirito, palavra criada por Kardec e que tem similares em todas as culturas da História da Humanidade. Orígenes, do 3º século, denominou-o de aura. Sua matéria é de quinta-essência, isto é, muito sutil. São Paulo o chamou de corpo espiritual. Os cientistas russos descobriram-no em 1945 e denominaram-no corpo bioplasmático. Ele liga o espirito ao corpo. E é o corpo do espírito desencarnado. É ele que se materializa nos chamados fenômenos de materializações (ectoplasmia, teleplastia, aparições tangíveis), como aconteceu com Jesus depois de sua morte. E essa materialização de um ser de matéria quintaessenciada é diferente da de um ser de matéria comum. Ele, para materializar-se, usa o ectoplasma do médium, de outras pessoas e dos elementos da natureza próximos do fenômeno. O físico inglês Crokes é um dos cientistas mais famosos da história. Mas justamente por ter sido espírita, ele foi perseguido e tem seu nome ainda desonrado por cientistas materialistas. E pressionaram para que ele não recebesse seus vários títulos honoríficos. Daí uma polêmica sobre se ele ganhou ou não o Prêmio Nobel de Física em 1919, ano em que desencarnou. (Teria conquistado esse prêmio, mas não o recebeu?). Muitos autores afirmam que ele ganhou esse título. Exemplo: Décio Iandoli Jr, “A Reencarnação como Lei Biológica”, página 20, Editora FE Jornalística, SP, 2005. Décio tem doutorado de medicina em cirurgia e é catedrático da Universidade Federal Paulista (UNIFESP-EPM). Mas é aceito sem polêmicas que Croques ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1907. E ele pesquisou e comprovou a realidade dos fenômenos espíritas. Os cientistas materialistas do passado incomodavam-se muito com a Igreja. Os de hoje se preocupam mais é com o espiritismo, por representar em si o tripé: Ciência, Filosofia e Religião.

Por José Reis Chaves, em Jornal O Tempo de 07/05/2012

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook