Obrigada, O Liberal!

13 de Dezembro de 2013
Valdete Braga

Valdete Braga

Terminamos mais um ano de Amenidades. Por mais lugar comum que seja a frase “o tempo voa”, aqui não cabe outra. Parece que foi ontem que comecei a página, que mais tarde tornou-se uma coluna fixa do jornal. Parece que foram ontem as conversas com o senhor Noronha, de saudosa memória, Paula Karacy (cujos filhos, hoje também profissionais, eram crianças) Nylton Batista, Marli Suares, Rômula, Fatinha, Simone, entre tantos amigos que eu conquistei e me conquistaram neste espaço. Peço desculpas por não citar todos, mas recebam todos o meu agradecimento.

Tudo começou em 1998. Mais de uma década, quase uma década e meia, de erros e acertos, muito mais acertos do que erros, de tristezas e alegrias, muito mais alegrias do que tristezas. Sou uma pessoa privilegiada pela vida, porque consegui, por quase uma década e meia, trabalhar em algo que amo. Sempre adorei escrever, e sempre serei grata a estas pessoas e outras que acreditaram em uma jovem inexperiente, desconhecida, sem nenhum trabalho publicado e lhe estenderam as mãos para começar. Todos precisam de apoio em início de carreira. Pobre daquele que, em qualquer profissão, chega se achando o máximo e sem humildade para aprender com o outro. Gente assim não chega a lugar algum. Lembrando também da Priscilla Porto, colega de profissão, sempre pronta a dividir e ajudar a todos. É assim que se cresce.

O mundo gira, a vida segue seu curso. Mas gratidão e humildade são essenciais em todos os aspectos da vida. Aonde eu vá ou o que faça nunca me esquecerei que foi aqui, neste O LIBERAL Ouro Preto, que tudo começou. Aqui encontrei apoio, carinho, amizade, e principalmente, oportunidade para um início de carreira. Era uma época em que a Comunicação se baseava em notícias escritas ou televisivas. Ainda nem se sonhava com internete. O mais moderno que existia era o aparelho de fax, pelo qual eu enviava a matéria datilografada ou manuscrita. A palavra “digitar” nem existia.

De lá para cá muita coisa mudou (afinal são 15 anos). A área de Comunicação evoluiu muito e isto é ótimo. Hoje temos internete, notícias em tempo real, e se tornou muito mais fácil para quem gosta da área. Muita gente capaz, competente, com excelentes textos (muitos até melhores do que profissionais conhecidos) tem a oportunidade de mostrar seus trabalhos, oportunidade esta que a minha geração não teve. Comecei a escrever aos vinte e poucos anos e era muito difícil conseguir publicar um trabalho. O LIBERAL fez isto por mim. Acreditou e investiu para que hoje eu seja a pessoa realizada que sou, profissional e emocionalmente.

Muita coisa muda em 15 anos. Hoje vemos excelentes blogs, sites, muita gente capacitada tendo a oportunidade que não havia no final da década de 90. É maravilhoso ver estas pessoas, jovens ou adultas (algumas ainda crianças) dividindo conosco o seu mundo. Para ser honesta, tem muita bobagem também. Cada coisa que a gente vê, que só rindo. Autopromoção, péssimo português, vaidades exacerbadas (uma vez li um texto de uma autora que se apresentava em uma foto em roupas íntimas). Não há como negar que existe muita falta de noção no mundo virtual. Vê-se muita coisa ruim também, mas ainda acredito que o trabalho de qualidade se sobressai. O leitor é quem escolhe. O que é ruim se esvanece por si só. O que é bom fica. Obrigada aos que passaram pelo jornal O LIBERAL e à equipe atual por acreditarem em mim e no meu trabalho. 15 anos de trabalho sério e respeitado é uma realização maravilhosa, para qualquer profissional também sério. Grande abraço a todos, e que venham ótimas notícias em 2014! A toda a equipe e aos leitores, votos de Boas Festas.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook