Os dois reinos

24 de Março de 2017
Geraldo Gomes

Geraldo Gomes

No capítulo doze do Evangelho de Mateus, no versículo vinte e oito, estão registradas as seguintes palavras do Senhor Jesus Cristo: “Mas se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o Reino de Deus sobre vós”.

Segundo os ensinamentos do Senhor Jesus Cristo existem dois reinos espirituais: o reino das trevas comandado por satanás e o reino da luz, ou seja, o Reino de Deus. Ambos são completamente antagônicos. Os interesses de um desses reinos são completamente opostos aos interesses do outro.

Com a vinda de Cristo ao mundo foi revelado à humanidade o Reino de Deus. As Sagradas Escrituras registram os ensinamentos do Senhor Jesus sobre este reino. Ele nada falou e nada fez às escondidas, pois Ele é o próprio Filho de Deus, o Deus na pessoa do Filho que veio para ser a luz do mundo como disse o Profeta Isaías: “o povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz” (Is9:2).

O homem está, inexoravelmente, inserido no contexto de um destes reinos. Ele está vivendo segundo as leis do reino das trevas, gastando seu tempo dissolutamente na prática do pecado, ou está vivendo no reino da luz, seguindo os ensinamentos de Cristo. Todo ser humano tem livre arbítrio para agir como lhe confere os desejos de seu coração. Porém todos os atos geram consequências inerentes aos mesmos. Nas palavras do Mestre Jesus o Reino de Deus é o reino da salvação eterna da alma, enquanto no reino das trevas está a perdição eterna. Ainda ensina Ele: o caminho que leva à perdição é largo e muitos são os que passam por ele; o caminho da salvação é estreito e poucos são os que conseguem trilhá-lo. Porém, a vontade de Deus é que todos se salvem. Para propiciar ao homem o meio de salvação é que Deus enviou seu Filho Unigênito para morrer na cruz do Calvário em seu lugar. Contudo, é necessário àquele que deseja ser salvo ouvir a voz de Cristo e acatar os seus ensinamentos, seguindo-os fielmente. Não é tarefa fácil pois o seguir Jesus exige compromisso com a verdade e com a justiça. Andar nos caminhos da Luz é transitar pelos caminhos estreitos. É algo que pode parecer difícil ao caminhante durante a jornada terrestre, mas que certamente o conduzirá à vitória final prometida por Cristo aos seus seguidores. Toda pessoa, por uma questão de bom senso, deve analisar os caminhos em que tem andado para observar se tais caminhos condizem com aqueles estreitos do Reino de Deus ou com os caminhos largos do reino das trevas. Disto depende o futuro de cada ser humano.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook