Palavras de sabedoria

01 de Setembro de 2017
Geraldo Gomes

Geraldo Gomes

O Livro de Provérbios é um dos livros mais lidos da Bíblia Sagrada. Escrito pelo Rei Salomão, o terceiro rei de Israel, que foi um dos homens mais sábios da antiguidade, este livro contém verdadeiras pérolas de sabedoria para a vida. Abaixo encontra-se transcrito o capítulo XV de Provérbios para que o leitor possa tirar proveito da agradável leitura desta mensagem sagrada.

“A resposta branda desvia a fúria, mas a palavra dura suscita a ira. A língua dos sábios destila conhecimento; porém a boca dos tolos derrama insensatez.

Os olhos do Senhor estão em todo lugar, vigiando atentamente os maus e os bons. Uma língua suave é árvore de vida; mas língua enganosa quebranta o espírito.

O insensato despreza a correção do seu pai; mas o que atende à admoestação prudentemente viverá. Na casa do justo há um grande tesouro; nos lucros do ímpio há perturbação.

As palavras dos sábios espalham conhecimento; mas o coração dos tolos não é assim. O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração dos justos o agrada.

O Senhor detesta o caminho dos ímpios, mas ama quem busca a justiça. Há uma severa lição para quem abandona seu caminho; quem despreza a repreensão morrerá.

A Sepultura e a Destruição estão abertas diante do Senhor; quanto mais os corações dos homens. O zombador não gosta de quem o corrige, nem procura a ajuda do sábio.

O coração que sabe discernir busca o conhecimento, mas a boca dos tolos alimenta-se de insensatez. É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação.

É melhor ter verdura na refeição onde há amor, do que ter um boi cevado em meio ao ódio. O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão.

O caminho do preguiçoso é cheio de espinhos, mas o caminho do justo é uma estrada plana. O filho sábio dá alegria a seu pai, mas o tolo despreza a sua mãe.

A insensatez alegra quem não tem bom senso, mas o homem de entendimento procede com retidão. Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros.

Dar resposta apropriada é motivo de alegria, e como é bom um conselho na hora certa! O caminho da vida conduz para cima quem é sensato, para que ele não desça à sepultura.

O Senhor detesta os pensamentos maus, mas se agrada de palavras ditas sem maldade. O avarento põe sua família em apuros, mas quem repudia o suborno viverá.

O justo pensa bem antes de responder, mas à boca dos ímpios jorra o mal. O Senhor está longe dos ímpios, mas ouve a oração dos justos. Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios.

Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão, obtém entendimento. O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook