Preto. Ouro. Vivo. Outro

14 de Julho de 2013
Neto Medeiros

Neto Medeiros

Talvez não seja a espionagem. Ou a pilantragem. Talvez o problema mesmo esteja em tudo. Ou o nada da causa. Ou o fim do protesto por causa do final da Copa. Centavos. Pavios e corrupção. Muita corrupção.

Terá sido em vão esse lampejo de evolução? Absolutamente. É reconhecido o avanço. E caminhar assim é preciso. Sempre erguido...

Quis Deus que uma personagem ouro-pretana de valor singular atendesse a seu chamado às vésperas de mais um ano de vida da cidade do ouro preto.

Maria Bárbara de Lima, a D. Mariazinha, fez surgir do mistério outro símbolo inestimável para a cultura ouro-pretana, negra e brasileira. Galanga Muzinga alforriou seus pares e deixou a igreja de Santa Efigênia para a posteridade.

Assim como D. Mariazinha. Que em muitos de seus 97 anos dedicou sua vida a continuar dando vida ao mito de Chico Rei e abrindo a mina da Encardideira para turistas e visitantes.

Nesta semana, editando o material que iria ao ar na Real FM (jornal da Real) numa matéria em homenagem a ela e por consequência a Ouro Preto, me emocionei. Lembrei-me de seu sorriso e simpatia. De sua fala mansa e de sua serenidade. De seu olhar sincero e de sua alma hospitaleira. De como ela sempre me atendeu com a maior solicitude do mundo.

Mariazinha parte e deixa além da saudade, um misto de tristeza e alegria. Uma dessas pessoas que não morrem, pois já nascem eternas. Deixa a honra de ter conhecido alguém que teve e tem uma história viva que deve ser digerida por todos. Tristeza e poesia. Samba e alegria. Inverno e calor. Suor e sabor. Mito e labaredas. Ladeiras vazias...

Ouro Preto é a cidade onde não conseguimos tomar uma cerveja só. Onde cada um faz a diferença. Parabéns Ouro Preto. E obrigado por ter me dado o privilégio de conhecer a Mariazinha, a Lili, o “negão”, a Kju, o Hugão, o Dudu, a NINICA, o Angu, o Ronaldo, o Tatu, o Tonico, o Dos Anjos, o Bi e todos aqueles(as) que me fizeram e fazem entender que esta cidade é muito mais que o centro histórico...

Liberte Seus Ouvidos!

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook