Salmo 23

23 de Março de 2018
Geraldo Gomes

Geraldo Gomes

Conta-se que certa vez, em um programa de auditório de grande plateia, participavam um jovem ator e um senhor idoso alquebrado pelos dias. Estavam ambos à frente, no palco, quando o apresentador os encarregou de uma tarefa: recitar de cor o salmo 23. Coube ao jovem ator falar em primeiro momento e com suas técnicas de oratória e da dramaturgia começou:

O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará.

Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente por águas tranquilas.

Refrigera-me a alma; guia-me nas veredas da justiça por amor de seu nome.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa perante mim na presença de meus inimigos;

Unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.

Certamente que a bondade e a misericórdia do Senhor me seguirão todos os dias de minha vida, e na sua casa habitarei por longos dias.

Quando o jovem terminou a sua fala a plateia o aplaudiu de pé entusiasmadamente pedindo que ele repetisse aquela apresentação para que ela se deliciasse mais uma vez, ouvindo-o. Após o jovem terminar a sua tarefa, chegou a vez do outro concorrente que apoiando em sua bengala o peso da sua idade, o velhinho com a voz doce e trêmula repetiu as mesmas palavras do salmo: O Senhor é o meu pastor e nada me faltará...

No final da apresentação daquele senhor, a reação da plateia foi bem diferente da reação acontecida no primeiro momento. Podiam-se ver rostos comovidos por todo salão. Um silêncio gritante sacolejava os corações dos assistentes e não raro podiam-se ver lágrimas nas faces de alguns que foram mais tocados por aquelas palavras. Aquele jovem ator, quebrando o silêncio que reinara no ambiente, pedindo a atenção das pessoas que ali estavam disse: amigos quero lhes dar uma explicação de tudo que aconteceu hoje aqui. Vocês se entusiasmaram muito com minha eloquência e com minha fala, chegaram a pedir bis para que eu a repetisse, ao passo que agora vejo uma reação bastante adversa daquela quando nosso amigo terminou sua apresentação. Qual a razão de tudo isto? Eu Posso explicar para vocês em poucas palavras: a razão de tudo é porque eu conheço muito bem o Salmo e não conheço tão bem assim o Pastor de que ele fala; mas o meu concorrente conhece muito bem o Salmo, mas conhece, também, muito bem o Pastor.

O salmo 23 é uma página apenas das Sagradas Escrituras. Estas nos dizem muito sobre a história de Jesus e muitos são os que a conhecem de cor e são capazes de explaná-la com grande eloquência, mas nunca tiveram uma verdadeira experiência de vida com o Mestre. Conhecer a história de Jesus garante apenas uma formação na área da cultura geral. A quem se preocupa com a salvação de sua alma isto não basta. Para se obter a salvação é necessário que se conheça profundamente o Jesus da história e se tenha com ele comunhão diária, obedecendo as ordenanças que por Ele foram resumidas no único mandamento: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” (Mc12:33). Não basta conhecer a história de Jesus. Quem quer obter a salvação deve ter uma história de vida com Jesus conhecendo e obedecendo a Sua Palavra. O andar com Cristo garante a vitória, porque Ele é a Paz. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook