Santa Rita de Ouro Preto

28 de Maio de 2012
Alex Bohrer

Alex Bohrer

Sabe-se que no século XVIII pequena capela já marcava o solo do atual distrito de Santa Rita. Esta pitoresca ermida, típica das primitivas edificações religiosas mineiras (com frontão triangular e telhado simples de duas águas) possuía uma portada em pedra-sabão e capela-mor com altar artisticamente trabalhado. Em 1964 o templo foi, infelizmente, destruído. Em seu lugar se ergue hoje uma ampla igreja de feição moderna.

O povoado, propriamente dito, só se desenvolveu com arruamento expressivo durante o século XIX. Caminhos de tropeiros e vias antigas de comércio fizeram a prosperidade dos fazendeiros e comerciantes da região, que invariavelmente era ponto de pouso e rota de caravanas. Estes velhos caminhos guiaram, como era de se esperar, a expansão urbana.

A pedra-sabão foi abundantemente extraída no século XVIII para abastecer a região, todavia seu uso decaiu desde meados do século XIX. A partir da década de 1970 a extração tomou novo fôlego, impulsionada pelo artesanato e turismo. Hoje o distrito de Santa Rita é o maior produtor de pedra-sabão do município.

O antigo povoado de Santa Rita de Cássia só foi elevado a distrito pelo Decreto Lei N° 148, de 17 de dezembro de 1938 – com território desmembrado do distrito sede, quando passou a ser oficialmente denominado com o nome de Santa Rita de Ouro Preto.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook