Sempre aprendendo

20 de Janeiro de 2017
Valdete Braga

Valdete Braga

Chegamos à segunda quinzena do mês de janeiro. Logo será carnaval, Semana Santa, meio do ano, e, como todo mundo sabe, o segundo semestre passa mais rápido. Logo chega um novo ano, e outro, e outro. E com o passar do tempo vamos amadurecendo, crescendo, aprendendo, e quanto mais aprendemos, mais crescemos.

Podemos ter vinte ou oitenta anos, sempre há o que aprender. E quanto mais aprendemos, mais entendemos o quão pouco sabemos. Sinto uma profunda piedade por pessoas que acham que sabem tudo, que já chegaram ao topo, que não têm mais o que aprender. Coitadas, perdem tanto na vida!

Escrevo há quase duas décadas, e a cada texto sinto que aprendo alguma coisa. É assim em todas as atividades. Não importa o caminho que a pessoa escolheu, ela sempre terá o que aprender, porque a vida nos ensina a cada momento, e isso ocorre em todas as profissões.

Quando temos a benção de poder exercer esta atividade com amor pelo que fazemos, o aprendizado é ainda mais gratificante. Deve ser muito triste exercer uma profissão unicamente pelo sustento. Isto torna a pessoa amarga, desiludida e infeliz. Ela passa a procurar no outro aquilo que não consegue em si mesma e ninguém consegue ser feliz assim.

Muitas vezes, a pessoa tem uma profissão considerada humilde pela sociedade e vive de bom humor, de bem com a vida, sorrindo, sustenta a família e é feliz com o baixo salário que recebe. Outras possuem cargos de alto escalão em macro empresas e vivem carrancudas e mal humoradas em suas roupas de grife e carros do ano. Tudo depende do seu olhar com relação ao que faz.

Vivemos momentos difíceis, onde muitos nem emprego têm, e é comum ouvirmos “não podemos ficar escolhendo”. É verdade. Não estamos em época de “escolher”, mas podemos nos esforçar para, dentro daquilo que conseguirmos, mesmo que não tenha sido o “escolhido”, desenvolver a atividade com amor no coração e agradecimento por tê-la.

E aqueles que, como eu, conseguem a graça e a benção de amar a sua profissão e ser reconhecida por ela, têm por obrigação agradecer a Deus em todos os momentos de sua vida. Somos privilegiados, e nossa obrigação é dupla, porque alcançamos o verdadeiro sentido do trabalho: é maravilhoso fazer o que se gosta, receber o reconhecimento por isso e ainda poder ajudar as pessoas com o nosso trabalho. Dizer “obrigada” é muito pouco para quem recebe tanto. Agradeço de coração a todos que me apoiaram estes anos todos e continuam apoiando, não apenas com sua leitura, mas com suas palavras carinhosas e de incentivo e apoio. Que 2017 continue nos trazendo esta cumplicidade de todos estes anos e, principalmente, mais aprendizado para trocarmos.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook