Sinais

06 de Julho de 2018
Valdete Braga

Valdete Braga

A vida está sempre nos dando sinais, das formas mais variadas. Às vezes não enxergamos por incapacidade, outras porque não queremos enxergar, mas nada passa despercebido aos olhos de Deus e Ele sempre nos alerta.

Este alerta pode vir em um carinho ou em um puxão de orelhas, dependendo do momento e do assunto. Cabe a cada um ficar atento e perceber estes sinais. “Orai e vigiai”, já disse nosso Mestre. Quantas vezes deixamos passar alguma oportunidade, ou, pelo lado oposto, por estarmos atentos, “pulamos no cavalo arreado”, como diz o ditado?

Nada é coincidência. Tudo o que alcançamos ou deixamos de conseguir é por mérito e oportunidade. Obviamente estou falando no caso de pessoas honestas, gente de bem que trabalha, luta, e algumas vezes enfrentam tantas dificuldades que pensam em desistir. Não me refiro a quem consegue bens materiais de forma ilícita, porque estes perdem o mais importante: a paz de espírito.

Porém, quando a pessoa luta com honestidade e verdade, o que consegue, mesmo que materialmente seja “pouco”, é de uma grandeza enorme, pois foi conseguido com esforço próprio.

Assim é tanto em nossa vida material como emocional. A vida mostra, cabe a cada um enxergar ou não. Um detalhe aqui, outro ali, um ato falho aqui, outro acolá, quantas vezes nos enganamos, nos decepcionamos com uma pessoa, por exemplo, quando ela já havia dado milhões de dicas de que não era quem pensávamos ser? Ou alguém de quem nunca esperávamos nos faz um bem que carregaremos para a vida toda?

O ser humano é muito complexo e Deus nos mostra isto também. Afinal, Ele é o único que conhece verdadeiramente o coração de cada um, com suas virtudes e imperfeições. Quando estamos escorregando Ele manda sinais. Às vezes estamos em sintonia para recebê-los e nos aprumamos, outras não conseguimos enxergar e nos estatelamos no chão. Mas tudo é aprendizado. Nada é em vão e nada é por acaso.

Quem nunca se sentiu desamparado por não alcançar algo que queria muito? Das duas uma: ou a pessoa não enxergou os sinais e perdeu a oportunidade ou o que ela queria não era o melhor para ela. Se perdeu a oportunidade, outras virão. Se não era o melhor para ela, foi protegida. O que importa é não nos permitirmos desistir. Deus não é um anjo vingador que pune. Ele é puro amor. Amor não pune, ensina. E quanto nós, seres imperfeitos que somos, ainda temos que aprender!

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook