Tecnologia

13 de Maio de 2014
Valdete Braga

Valdete Braga

Gosto de assistir ao primeiro capítulo, quando vai começar uma nova novela. Conhecer os personagens, ver quem são os atores, etc. Normalmente, pelo primeiro capítulo já faço uma análise se vou gostar ou não. Às vezes erro, mas na maioria, acerto em cheio. Não tenho paciência para seguir capítulo por capítulo, mas quando a trama me interessa assisto sempre que posso.

Foi assim esta semana, com o início da novela das 7 horas, da Rede Globo, “Geração Brasil”. Gostei dos primeiros personagens e dos atores, mas pela primeira vez não tive como fazer uma análise sobre a novela. Não entendi nada! Tudo tão tecnológico! Reconheço que o erro é meu, quem acompanha a tecnologia do mundo atual com certeza entendeu, mas confesso, senti-me uma dinossaura, diante de algumas cenas.

Bonitas elas foram, principalmente uma em 3D (acho que é isso mesmo) representando a evolução da espécie. Uma luz azul tomou conta do centro da tela e as cenas foram se desenrolando (3D?) em imagens perfeitas. Linda a cena, mas continuei sem entender nada.

Talvez a intenção seja esta mesma, despertar os poucos (serão poucos?) como eu que ainda não conseguiram se interessar pelo mundo virtual com a intensidade esperada. Não é que eu não aceite a modernidade. Pelo contrário, em um século onde as crianças já nascem com um tablete nas mãos, é preciso despertar para o mundo tecnológico e ele pode e deve ser muito útil. Nada contra, só não consigo me interessar, mesmo. Vejo algumas coisas, participo de outras, mas na escala entre 1 a 10 em entendimento virtual, estou no zero.

Insistindo que, nada contra quem gosta, eu me pergunto: preciso disto? Será que eu não dou conta de viver o resto dos meus dias entrando apenas de vez em quando na internete, usando pouco o facebook e deixando o chat de conversas desativado? “Resto dos meus dias” ficou pesado, eu ainda tenho muito que viver e construir; não pretendo, a menos que Deus tenha outros planos, deixar este Planeta tão cedo. Se for preciso eu aprendo, mas vontade não tenho nenhuma.

Já me disseram que se eu não acompanhar vou ficar desatualizada. Faz sentido, mas depende de onde e do que eu queira atualizar-me. A hora que me fizer falta, faço um curso ou aprendo “futucando” o computador, como muita gente faz. Esta hora ainda não chegou. Ainda fico com meus emails e digitação em teclado. Enquanto isso, prefiro continuar sem entender uma simples novela. Quando ela chegar mais para o meio da história, com cenário definido e a trama se tornar o casal apaixonado enfrentando dificuldades para viver o seu amor, eu passo a entender.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook