Vindo a Ouro Preto pelo Caminho dos Emboabas

13 de Abril de 2018
Jornal O Liberal

Jornal O Liberal

*R.Koeppel

A estrada, hoje asfaltada, entre Cachoeira do Campo e Ouro Preto, ainda não existia. Tudo o que veio para Vila Rica passou pela Trilha do Chafariz de Dom Rodrigo, um caminho lindo que ainda existe entre Glaura e Ouro Preto. Mas os baianos vinham pelo Rio São Francisco, depois subiam o Rio das Velhas (o Uaimii), que nasce na Cachoeira das Andorinhas, aqui em Ouro Preto. Em Glaura, tomavam a Trilha do Chafariz. E após amolar suas facas, na “Pedra de Amolar”, entravam em Vila Rica. A barra era pesada e só maluco entraria em Vila Rica sem ter uma ou muitas facas, bem afiadas... E havia os “Emboabas” – nos tempos coloniais, o nome dado aos portugueses e brasileiros procedentes de outras regiões, que vinham atrás do ouro e pedras preciosas. Ouro! Ouro! Ouro! Todos queriam isto... Eram os forasteiros, pessoas que não haviam nascido em Vila Rica. Até uma Guerra dos Emboabas ocorreu entre 1707 e 1709. Uma pancadaria entre nós e os paulistas, que queriam ter o monopólio da exploração do ouro. Muita gente morreu...

Mas isto foi ontem. Hoje queremos turistas de todos os lados do mundo. E hoje temos coisa boa para contar-lhe, já estamos autorizados pelo nosso Prefeito Júlio Pimenta. O site de Internet para divulgação pelos quatro cantos do mundo já está ficando pronto. Vamos desacreditar aquilo que CDA nos assegurou: “os mineiros não dizem, nem para si mesmos, os mistérios da palavra Minas”. Faltam ainda outras autorizações (de Rio Acima, de Itabirito, do SESC, da RFFSA) e de patrocinadores. Mas tudo está caminhando... Veja como é simples caminhar 1.000 km: a gente tem que dar o primeiro passo... o segundo... o terceiro... sem nunca esquecer o nosso destino.

Dentro de alguns (poucos) meses, estaremos inaugurando o “CE - Caminho dos Emboabas” que trará para nossa região, milhares de turistas que virão à pé, de bicicleta e a cavalo desde Raposos (800m de altitude) – cidade às margens do Uaimii, fundada em 1690, portanto mais antiga que nossa querida OP (1.180m), onde chegarão depois de pedalarem / cavalgarem / caminharem mais de 100km por caminhos inesquecíveis e terão subido só 280m! Hoje, nos fins de semana e feriados - e mesmo nos dias normais - centenas de ciclistas vêm de BH para OP de bicicleta, se arriscando a acidentes sérios durante as quatro horas que gastam para ir e vir – pois vêm pelo asfalto, concorrendo com o tráfego pesado. E tome subidas / descidas longas e íngremes! Vejam os desníveis: BH (900m) - Jardim Canadá (1.370m) - Serra de Itabirito (1.440m) - Itabirito (820m) - Cachoeira do Campo (1.040m) - Ouro Preto (1.180m) = 1.520m de desníveis em 90km! Mas o passeio é tão bonito que todos acham que vale a pena se arriscar! Coisa de maluco. Pelo novo CE, além de não ter tráfego – pois o CE é 100% estrada de terra, correndo sobre curso da antiga estrada de ferro, onde não há mais dormentes (portanto, com rampas máximas de 3% e serão mais kms para curtir...) passando por florestas espetaculares (portanto, sombra!) e acompanhando o belíssimo Vale do “nosso” Uaimii, os turistas passarão por Itabirito. Só não passarão por Cachoeira do Campo, mas conhecerão, antes de Rodrigo Silva e seus topázios imperiais (ponto culminante do CE, com 1.278m de altitude) a fantástica Parada Alto Bom Bosco, lugar que imaginamos se transformará breve numa Pousada para todos curtirem nossa região. No caminho, poderão conhecer o nosso querido monstro antediluviano, o simpático Peripatus Accacioi, no Vale do Tripuí. De lá, passarão pela Pousada do SESC – que certamente ficará lotada já que será possível ir / vir entre a pousada e OP, no plano, sem usar automóvel. E chegarão na Estação de Trem de Ferro de OP, onde poderão tomar o trem Maria-Fumaça e ir até Mariana... Piuiii!... Piuiii!... Piuiiii!... Curtindo tudo por mais tempo pois, em vez de fugir do tráfego de automóveis, vão mergulhar nas belezas na nossa Natureza. Só maluco é que não gosta disto!

Isto será bom para os turistas, que virão em quantidade, pois será um atrativo internacional. Mas estamos falando em negócios, em emprego, em sonhos! Pois todos vão querer alugar bicicletas e cavalos, pernoitar em pousadas e casas de família, nadar em cachoeiras, experimentar guloseimas como tão bem sabemos fazer, ouvir histórias que contaremos à beira dos fogões de lenha, caminhar e pedalar. Eles curtirão o nosso silêncio, a nossa luminosidade e a nossa beleza. Melhor ainda: voltarão para suas cidades com mais saúde! É Ouro Preto mostrando para o Brasil como se faz turismo de qualidade!

(*) Rodolfo Koeppel mora em Glaura, onde, infelizmente, o Caminho dos Emboabas não passará... Mas tem outras coisas acontecendo por lá: corridas de carrinhos de rolimã, aulas sobre como fazer mosaicos, o Café de Glaura. E, como você saberá ao ler um próximo artigo no melhor jornal do mundo, O LIBERAL, vem aí o Projeto ML – Movimento Ludâmbulo em Ouro Preto (MLOP?) baseado em idéias e sonhos TOP e LOP. Você vai ficar feliz ao conhecer o que vem pela estrada afora... Só coisas boas. Faça contato: Rodolfo.koeppel@gmail.com

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook