1º de dezembro – Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Mariana,
01 de Dezembro de 2012

O dia 1º de dezembro foi internacionalmente instituído no final dos anos 80 pela Organização Mundial da Saúde (ONU) como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. O objetivo é relembrar o combate a doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, além de aumentar a compreensão sobre a síndrome. Com o slogan “Não fique na dúvida, fique sabendo”, a campanha do Dia Mundial de Luta contra a AIDS 2012 enfatiza e incentiva o diagnóstico precoce do HIV, o sigilo e confidencialidade do teste, além do respeito aos direitos humanos.

O público a ser alcançado em mídias de massa é a população geral das classes sociais C, D e E, e as populações segmentadas: profissionais e gestores de saúde, homens que fazem sexo com outros homens (HSH), travestis, mulheres profissionais do sexo.

Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que existam cerca de 530 mil pessoas infectadas pelo vírus HIV no Brasil. Desse total, 135 mil (25,4%) não sabem que estão contaminadas. Por isso, a Campanha 2012 enfatiza o diagnóstico e tratamento da doença.

O último boletim epidemiológico mostra a redução de 12% no coeficiente de mortalidade. No entanto, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, chamou a atenção para o crescimento da AIDS entre homens de 15 a 24 anos que fazem sexo com homens, alvo da campanha deste ano. Esse grupo já representa pelo menos 50% dos 38,8 mil casos novos da doença registrados no país em 2011. O UNAIDS, órgão da Organização das Nações Unidas, em seu relatório, ressalta o sucesso da política de popularização do tratamento e a capacidade do país de autofinanciar as estratégias de controle do vírus.

Por outro lado, o relatório da UNAIDS inclui o Brasil no grupo dos países que vão mal em relação à universalização da testagem para detecção do vírus HIV, uma das estratégias essenciais para controle da doença. A campanha de 2012 tem o objetivo de ampliar o acesso à testagem, além de melhorar a qualidade dos serviços para quem vive com AIDS.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook