11ª Feira do livro atrai estudantes e professores da Região dos Inconfidentes

Itabirito,
16 de Dezembro de 2015

Mais de cinco mil estudantes da Região dos Inconfidentes participaram da 11ª edição da Feira do Livro de Itabirito. O evento que aconteceu entre os dias 4 e 8 de novembro, no Galpão da Delphi, também reuniu professores e a comunidade em geral.

Este ano, em meio a grande crise econômica que o país atravessa, a realização da feira só foi possível depois de muita dedicação e esforço da equipe da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, que fechou parceria com a Secretaria de Estado de Educação. Por meio dessa parceria, além dos estudantes de Itabirito, os alunos da rede estadual de ensino dos municípios de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Ouro Preto e Mariana também puderam participar da feira, tornando o evento regional. Para participar da Feira do Livro, cada aluno ganhou transporte, lanche e ainda um vale - livro, no valor de 20 reais para ser trocado por um livro ou para pagar parte dele, caso o valor fosse superior. Os professores também receberam vales no valor de 50 reais.

No total, 11 expositores entre livreiros e editoras trouxeram milhares de livros para serem vendidos, a maior parte, a preços populares que variavam entre R$2 e R$20 reais, dando oportunidade aos estudantes para aproveitar da melhor formas possível o vale- livro.

A feira contou também com uma programação de eventos diversificada com apresentações teatrais e musicais; contação de histórias, lançamentos de livros, CD’s e muito mais.

Entre a euforia em meio a tantos exemplares interessantes, a estudante Vanessa Prudêncio, de Mariana, tentava escolher um livro. “Essa feira é muito boa. São tantas opções de livros. Quero vários. E os preços estão ótimos. Assim consigo comprar”.

Mas, a empolgação e a alegria com a realização do evento não era somente dos alunos. Quem trabalhava, também estava contagiado. “Esse tipo de evento é um grande incentivo ao ato de leitura. É muito gratificante ver o brilho nos olhos das crianças pela ansiedade de novas descobertas. Todas as cidades brasileiras deveriam investir em um evento como este”, revela o livreiro, Marco Antônio, que participa da Feira do Livro, de Itabirito, desde a sua primeira edição.

Para a representante da Secretaria de Estado de Educação, Débora Etrusco. “a tradicional Feira do Livro não só homenageia os poetas mineiros, mas abriu suas portas para a Região dos Inconfidentes, o que tornou o evento mais amplo” Ainda segundo ela, a distribuição de 5.300 vales-livros deu a oportunidade para muitos alunos lerem um livro e assistir belas atrações culturais”.

Além da parceria com o governo do Estado, a feira contou com a gestão da Adesita. O secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney Figueiredo revela que as parcerias foram essenciais para a realização do evento: “Nosso evento que era municipal, tornou se regional. Com as parcerias garantimos sucesso de público e de vendas”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook