11ª Festa do Pastel de Angu reúne mais de 15 mil pessoas

Itabirito,
12 de Agosto de 2011

“Vocês são os grandes responsáveis pelo sucesso de mais uma edição da Festa do Pastel de Angu, esta festa que valoriza a cultura e a tradição do nosso município”, agradeceu o Prefeito de Itabirito, Manoel da Mota, às professoras, cantineiras e membros da Secretaria de Educação, durante a abertura da 11ª Festa do Pastel de Angu, na tarde do dia 6 de agosto. “Itabirito é hoje referência na educação em todo o estado, por causa desta dedicação de cada um de vocês”, continuou o Prefeito.

A Festa do Pastel de Angu aconteceu entre os dias 6 e 7 de agosto, reunindo cerca de 15 mil pessoas, de Itabirito e região, na Praça dos Inconfidentes (área da JuliFEST). “Nosso objetivo com a festa foi cumprido: integrar a comunidade com as escolas e fazer daqui um espaço de valorização da cultura e da educação de nossa cidade”, ressalta Ricardo Francisco, secretário de Educação. “Quero agradecer a cada um dos membros de nossa equipe que tornaram esta festa um grande sucesso”, acrescenta o secretário.

Quem passou pelo evento conferiu apresentações artísticas e culturais de centenas de alunos da rede de ensino de Itabirito, além de shows em diversos estilos musicais. “A festa é um sucesso! Parabéns à Prefeitura de Itabirito e também à população da cidade. Outras administrações deveriam aproveitar essa iniciativa e desenvolver projetos em prol da educação, já que o nosso país precisa muito disso”, destaca o cantor Mauri, da dupla Maurício e Mauri, que animou o público na noite de sábado. O evento ainda apresentou os talentos de Itabirito, por meio de apresentações culturais e shows de músicos da cidade.

Mais de 60 mil Pásteis de Angu e outras iguarias típicas foram vendidas durante a festa, o que garantiu um aumento na arrecadação das barraquinhas das escolas. “A venda dos produtos superou a do ano passado”, destaca Vilma Aparecida de Oliveira, diretora das Pré-Escolas Municipais. Para a diretora da E. E. Intendente Câmara, Atalídia Pinheiro Rodrigues Neves, as escolas ganham mais do que complemento da verba durante a Festa do Pastel de Angu. “Todas as escolas deveriam participar, pois é uma interação muito grande com a comunidade, além de conseguirmos uma verba extra, que viabiliza o investimento na própria escola”, conta a diretora.

A festa contou, pela primeira vez, com o patrocínio da Coca-Cola Femsa, que está se instalando em Itabirito. “Fiquei encantado com a história e o sabor do Pastel de Angu. A cidade tem que continuar valorizando esta festa, porque o pastel é um ícone para o município e também para Minas”, elogia Jodeilson Torres, gerente Regional de Vendas e Operações da Coca–Cola Femsa. Outra novidade deste ano foi a utilização da área da JuliFEST, que contou com as casinhas construídas pelas associações comunitárias, o que proporcionou mais conforto para os funcionários das escolas e uma infraestrutura mais adequada ao atendimento do público. “Achei que ficou melhor, muito mais organizado. Valeu a pena ter mudado a Festa do Pastel de Angu para cá”, afirma Carla Alessandra Ferreira, moradora do bairro Floresta.

Valorização dos jovens do município

Unindo promoção da história cultural de Itabirito e valorização dos alunos das escolas municipais, a Secretaria de Comunicação Social desenvolveu uma campanha que retratou as escravas Maria Conga e Philó, criadoras do Pastel de Angu. Para estrelar a campanha, a secretaria contou com a participação de duas meninas da E. M. Guilherme Hallais França, na Vila José Lopes: as alunas Pâmela Eduarda de Sousa Xavier, de 8 anos, e Eulália da Silva Santos, de 7 anos. “Estamos valorizando as pessoas de nossa cidade e estas duas meninas lindas representaram muito bem a tradição”, ressalta o Prefeito Manoel da Mota.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook