20 de novembro: Dia da Consciência Negra

Ouro Preto,
24 de Novembro de 2013

Movimentos negros realizam eventos educacionais de conscientização em todo o Brasil

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. Essa celebração é uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade e sua resistência à escravidão de âmbito geral, desde a época das senzalas. Vários movimentos negros promovem palestras, eventos educativos para conscientizar crianças, jovens e adultos da sua própria história, trazendo discussões acerca das cotas universitárias, preconceito por parte das autoridades, identificação com a identidade, etc.; mostrando, também, que os negros têm ganhado espaço e prestígio em posições e cargos de importância mundiais.

Zumbi dos Palmares

A data da comemoração faz reflexão ao dia da morte do Zumbi dos Palmares. Aos 12 anos ele foi entregue ao padre Antônio Melo, que lhe deu o nome de Francisco. Aos 15 anos, fugido, ele voltou ao quilombo e se tornou grande líder de Palmares, respeitado por sua luta contra a escravidão. O Quilombo dos Palmares existiu por quase 100 anos e nele habitou-se cerca de 20 mil pessoas. Seu líder defendeu o quilombo por anos até ser assassinado em 20 de novembro em 1695.

Lavras Novas

Ouro Preto é uma cidade marcada pela presença dos negros. O garimpo, as minas, a Igreja de Santa Efigênia, como tantos outros monumentos carregam traços afro-descendentes.

Um dos distritos de Ouro Preto, Lavras Novas, tem em sua maioria, habitantes negros. Sua cultura é rica em estórias, folclores e lendas acerca dos acontecimentos no quilombo que, segundo alguns estudiosos, existiu na região. No entanto, essa comunidade ainda está no campo das hipóteses.

A igreja local foi construída pelos mineradores, e os escravos apanhavam pedras na entrada do distrito para a obra. Algumas pessoas afirmam que os grandes blocos de pedra solta, ao longo do caminho de entrada do local, é obra de escravos, não da natureza.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook