2014: Ano do Desenvolvimento da Atividade Turística em Itabirito

Itabirito,
04 de Março de 2014

O ano de 2014 começou agitado em Itabirito. Já em janeiro, foi lançada a primeira edição do Samba de Boteco e, logo na sequência, o Carnabirito abriu fevereiro com o pé direito com shows de grandes nomes do axé, como Ivete Sangalo e Banda Eva, além da dupla sertaneja Rick e Ricardo. E essa extensa programação cultural não é por acaso, já que 2014 foi instituído como o ano de Desenvolvimento da Atividade Turística na cidade.

O calendário movimentado de eventos é só uma das ações do ano, que conta também com capacitação dos setores envolvidos no turismo, divulgação externa das atividades desenvolvidas e investimentos na cidade. “O turismo é uma atividade importante, pois faz o dinheiro circular, fomenta novos negócios e melhora a estrutura da cidade, o que beneficia não só os turistas, mas os próprios moradores”, explica o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney de Figueiredo.

Começando com o pé direito

O primeiro grande evento do ano foi o Samba de Boteco, que iniciou as atividades de carnaval ainda em janeiro. “O saldo está sendo muito positivo. Todas as edições ficaram lotadas. É uma opção a mais de lazer para moradores e turistas’, analisa. Já o Carnabirito, de acordo com ele, teve um papel fundamental na divulgação do nome de Itabirito. “Várias pessoas vieram à cidade pela primeira vez para participarem da micareta. É um público que movimenta o comércio. O evento encheu a Praça dos Inconfidentes e trouxe visibilidade para a cidade. Foi uma outra maneira de divulgar o carnaval”, explica. Segundo ele, as previsões para o período de carnaval é de muito movimento na cidade. “Durante todo esse tempo, considerado como o período carnavalesco deste ano, que começou no dia 18 de janeiro e vai até o dia 4 de março, aproximadamente 200 mil pessoas vão passar pela cidade e, com certeza, consumir algum produto. Se cada um que passar por aqui gastar R$ 5, isso já paga boa parte do nosso investimento. Mas sabemos que as pessoas gastam muito mais. Vamos destinar recursos para a organização do carnaval e pré-carnaval e o retorno esperado é uma movimentação de mais de R$ 10 milhões no município, aquecendo nossa economia”, explica.

Copa do Mundo

A ideia de transformar 2014 no ano municipal de Desenvolvimento da Atividade Turística surgiu com a realização da Copa do Mundo no Brasil. Devido à proximidade de Belo Horizonte, uma das sedes dos jogos, os hotéis da zona rural de Itabirito já receberam reservas de turistas ingleses, colombianos, russos e costa riquenhos, que vão assistir aos jogos de suas seleções na capital mineira. “Belo Horizonte e as cidades próximas não conseguem atender todas essas demandas e, como Itabirito é bem posicionada geograficamente e estava divulgada nos sites, conseguimos capitalizar essas reservas”, explicou Ubiraney. “A previsão é que os turistas fiquem na cidade por aproximadamente 15 dias, que é o tempo de duração da competição, e precisamos entreter as pessoas nesse período”, diz.

Investimentos

Em Itabirito, 4% do orçamento global da cidade é direcionado para a cultura e turismo. De acordo com Ubiraney, isso não é comum. “É uma porcentagem alta do orçamento e precisamos empregar isso de forma responsável. Vamos utilizar o orçamento deste ano, aprovado em valores significativos, para potencializar ainda mais o turismo. Estamos investindo em eventos de qualidade para atrair público de outros locais, promovendo capacitações para que o nosso cidadão e o turista fiquem satisfeitos, divulgações da cidade para que as pessoas tenham conhecimento do que acontece aqui. A organização do turismo envolve também planejamento de outras áreas, como do transporte público, da limpeza urbana, entre tantos outros, e estamos trabalhando nisso”, enfatizou.

Planejamento

O Planejamento do Turismo em Itabirito começou há muito tempo, tanto que a cidade recebeu, em 2009, o prêmio Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo, na categoria de melhor Gestão Turística de Destino do Brasil, em reconhecimento às atividades desenvolvidas que priorizam a atividade turística como política pública. E esse trabalho continua até hoje. “O investimento começou há muito tempo e é de longo prazo, mas chegou a hora da transição, ou seja, de trazer os retornos financeiros efetivos para a economia de Itabirito. Primeiro, nós preparamos a cidade para receber o turista. Agora, vamos trazer esse turista para cá, recebendo-os de forma que ele se sinta bem acolhido e fique com vontade de retornar”, explicou.

Ainda de acordo com Ubiraney, o principal objetivo do Ano Municipal do Desenvolvimento da Atividade Turística é movimentar a rede de serviços da cidade. “O turismo precisa ser planejado em ações conjuntas entre poder público, iniciativa privada e comunidade, pois é uma rede que movimenta, no mínimo, 52 áreas de comércio, sendo, portanto, um gerador de rendas. Estamos investindo em uma série de atividades, mas o comércio local precisa estar preparado para receber esse turista”. E, segundo ele, a movimentação será feita com investimentos em eventos que já fazem parte do calendário turístico da cidade e no planejamento de novas atividades, complementando este cenário. “Todos os eventos serão bem planejados e vão contar com grandes atrações. Além disso, queremos trazer novos acontecimentos para a cidade. A Praça dos Inconfidentes é um local de eventos e precisa ser mais explorado, podendo abrigar eventos regionais, por exemplo. A gestão da cultura e do turismo andam juntas, pois a produção cultural abastece o turismo”, afirma.

Viação Cipó

Uma das ações planejadas para a promoção da cidade é uma parceria da Prefeitura de Itabirito e Associação Itabiritense do Turismo Rural (Assitur) com o programa Viação Cipó, exibido semanalmente pelo SBT. Durante todo o ano, a cada semana, uma matéria turística, proposta pela secretaria, será veiculada a cada programa. “É uma oportunidade de potencializar nossos equipamentos, nossos atrativos e, naturalmente, o turismo, pois os programas são exibidos para todas as cidades de Minas Gerais, é uma divulgação muito boa e de resultados”, finaliza.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook