304 anos de Ouro Preto são marcados com concerto da Orquestra Ouro Preto

Ouro Preto,
13 de Julho de 2015

Nem mesmo o frio da noite da quarta-feira (8) desanimou moradores e turistas que compareceram à Praça Tiradentes para celebrar os 304 de elevação à Vila de Ouro Preto. A comemoração contou com o concerto da Orquestra Ouro Preto tocando The Beatles, com a participação da cantora mineira Fernanda Takai. O evento também marcou a abertura do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, que este ano traz o tema “O que te afeta”.

O Coral Canto Crescente, do Instituto Flávio Gutierrez, formado por crianças de da cidade, iniciou as apresentações da noite. Logo depois, sob regência do maestro Rodrigo Toffolo, a Orquestra apresentou repertório diversificado, dos tangos de Rufo Herrera à aclamada série The Beatles, além de canções de Fernanda Takai com arranjos inéditos. “A Orquestra sempre é emocionante. Poder participar dessa comemoração em grande estilo é indescritível. Todo ano eu venho para participar do Festival de Inverno”, conta a ouro-pretana Roberta Rangel, que atualmente mora em Belo Horizonte.

Segundo o maestro da Orquestra Ouro Preto, Rodrigo Toffolo, a apresentação é mais uma forma de mostrar aos ouro-pretanos o que o grupo tem feito. “É uma alegria muito grande poder celebrar, em casa, o prêmio que nós ganhamos. A orquestra leva o nome da cidade, então essa apresentação é uma grande festa para nós e para quem gosta da Orquestra Ouro Preto”, afirma. O grupo acumula 15 anos de trajetória.

Para a cantora Fernanda Takai, que já se apresentou na cidade algumas vezes, a ocasião é muito especial. “Existe muita afinidade com a Orquestra Ouro Preto. Até pelo repertório, o trabalho acaba virando um prazer. Fico feliz de estar aqui”, diz. A mineira, vocalista da banda Pato Fu e que também conduz um projeto solo, destaca sua proximidade com a cidade. “Eu adoro Ouro Preto. É uma cidade que venho bastante, venho sempre com minha família e trago todos para passear aqui”, conta.

O concerto também celebra o Prêmio da Música Brasileira que ambos receberam neste ano: Orquestra Ouro Preto - vencedora como Melhor álbum de MPB, por Valencianas: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto - e Fernanda Takai - ganhadora nas categorias Projeto Visual e Melhor Álbum de Canção Popular, ambas por Na Medida do Impossível.

Este ano, devido à dificuldade financeira, tanto da UFOP, quanto da prefeitura, o festival conta com uma programação mais curta ao longo do mês de julho. As atrações do Festival acontecem até o dia 19 de julho. Já em parceria com o Festival, a prefeitura promove, até o dia 12, uma programação popular com o projeto Pára Barra, com participação de artistas locais.

304 anos de Ouro Preto são marcados com concerto da Orquestra Ouro Preto - Foto de Nathalia Torres304 anos de Ouro Preto são marcados com concerto da Orquestra Ouro Preto - Foto de Labybe Maria
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook