35 anos de Vitória e Sucesso: é a Escola de Ballet “La Prima Ballerina”

Ouro Preto,
27 de Setembro de 2012

Desde 1977, o ensino do ballet em Ouro Preto e região vem ocupando lugar de destaque, caracterizando-se principalmente pelos métodos básicos com que vem sendo ministrado.

A Escola de ballet “La Prima Ballerina”, que significa “A Primeira Bailarina”, foi fundada em 12 de setembro de 1977 pela professora Adriana Andrade Souza, uma vez que, na região, não havia nenhuma escola de dança, por isto mesmo, ela é cognominada pioneira da arte em toda a Região dos Inconfidentes.

Trinta e cinco anos educando e preparando corpos desde cedo para a dança, levando pelo país afora o nome desta cidade. Este é o afã da professora Adriana, que durante todo este tempo, tem acolhido milhares de crianças e adultos, muitas vezes, até sem custo nenhum para a sua Escola. A professora carioca, formada em farmácia e bioquímica pela UFOP, travou seus primeiros contatos com a dança aos três anos de idade, no Rio de Janeiro. Descendente de uma família de artistas cariocas (sua mãe e irmãs também eram bailarinas) dona de muitos prêmios pelo seu desempenho na carreira, ela dançou de tudo: clássico, moderno, flamenco, expressão corporal, embora sua base seja clássica, além da formação em música e piano. Teve mestres estrangeiros vindos para o Brasil, especialmente para lecionar esta arte, e alguns brasileiros muito respeitados no mundo da dança.

Durante o seu tempo de aprendiz excursionou por quase todo o Brasil e alguns países do exterior como o Chile, Uruguai, Paraguai, Argentina, México, apresentando-se para presidentes, embaixadores e autoridades políticas em eventos culturais, com grande sucesso.

Em 2002, quando a Escola completava Bodas de Prata, a professora lançou o livro “A Difícil Arte de Dançar Ballet”, no qual registra toda a trajetória da sua escola, suas lágrimas, seus sorrisos e a incansável luta não por mais um “lugar ao Sol”, mas para a formação de um corpo de ballet, que estivesse a altura de uma cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.

Parabéns Adriana pelo que fez, faz e ainda continua fazendo pela sociedade ouro-pretana, onde tem dedicado com muito carinho e atenção, grande parte da sua vida. As inscrições para as aulas de ballet estão abertas à Rua Getúlio Vargas, 133, Bairro Rosário, para crianças a partir de quatro anos e adultos, e a comemoração dos 35 anos da Escola se darão no final do mês de setembro. Aguardem!

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook