A arte e o bom gosto das rendeiras de Alagoas expostos em Itabirito

Itabirito,
12 de Agosto de 2011

Em parceria com a Prefeitura, até o dia 14 de agosto, Itabirito recebe uma mostra para encher os olhos. A Exposição Alagoas Bordado à Mão acontece no Salão dos Ferroviários, na Praça da Estação, onde são expostas e comercializadas rendas e bordados de várias técnicas, tradicionais no estado. “A Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo abre espaço para todos os tipos de cultura. Quando vimos tanta coisa bonita assim, percebemos que temos que preservar o artesanato”, disse Ivacy Simões, secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, na abertura da exposição, no último dia 4.

As peças expostas foram confeccionadas pelos 60 integrantes do Grupo Independente das Mulheres Rendeiras de Maceió, usando as seguintes técnicas: filé, rechiliê, rendendê, labirinto, caicó, crivo, fibra de coco e renascença. “Em Maceió, o artesanato é fonte de renda para muita gente. A proposta dessa exposição é criar uma alternativa de trabalho para a baixa temporada”, afirmou Geraldo Nogueira, coordenador do grupo, que está em Itabirito para o evento, acompanhado da artesã alagoana, Meiri Fernandes.

Durante a abertura da mostra, os visitantes puderam degustar comidas e bebidas típicas do Alagoas, com frutos do mar como o siri, sururu, massunim, caranguejo, camarão, manjuba e lagosta, além de cocadas, castanha de caju e sucos de cajá, mangaba e graviola. “Isso é para mostrar o que as pessoas de lá comem e bebem. É muito importante esse intercâmbio cultural”, explicou Geraldo.

Todos os aromas, cores, hábitos e costumes da região podem ser visitados das 9 às 20h. “O apoio que a Prefeitura nos ofereceu foi excelente, fomos recebidos de braços abertos. Acredito que levaremos um resultado muito positivo para os outros que ficaram lá em Maceió”, encerra Meiri.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook