A “Grande Descoberta”, de Carlos Mota – GreatFinds

Ouro Preto,
08 de Julho de 2014

Artista imprime em suas obras visão particular da cidade de Ouro Preto, conciliando técnicas mistas de pintura e pigmentos característicos da Região dos Inconfidentes

A Sala Ivan Marquetti, Galeria de Arte do Grêmio Literário Tristão de Ataíde – GLTA abriu no dia 05 de Julho, sábado, em Ouro Preto a exposição de pintura “GREAT FINDS”, do artista plástico e arquiteto português Carlos Mota. A exposição integra a programação oficial do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.

A Série composta por 11 telas em grande formato e técnicas mistas de pintura foi totalmente desenvolvida em Ouro Preto, a partir de uma residência artística de quase 3 meses empreendida por Carlos Mota, que coleciona em seu currículo exposições em países como Alemanha, Bélgica, Itália, Espanha, Portugal, Açores, Canadá e EUA. O objetivo do artista foi capturar algo que fosse próprio da cidade, fato que o levou a realizar uma intensa investigação sobre os pigmentos naturais característicos da região.

Neste processo de imersão criativa, o artista plástico lusitano conheceu, por meio de um amigo em comum, o Engenheiro Maurício de Barros (90 anos) Prof. Dr. aposentado da Universidade Federal de Ouro Preto, da área de Gemologia e Ciências dos Minerais. Desconhecido da população ouro-pretana, Maurício de Barros – uma espécie de Da Vinci local, com cinco graduações distintas, mestrado no Japão e doutorado no Canadá – criou há anos técnicas para coleta in natura de pigmentos, envolvendo desde a pesquisa e análise de amostragem de solo, até a invenção de maquinário próprio para a coleta de material. O contato e orientação do Prof. Maurício de Barros permitiu que Carlos Mota desvendasse a verdadeira paleta de cores característica da região, formada pelo azul, verde-água e diferentes tons de ocres e gris.

Conciliando técnicas pessoais e pigmentos naturais, Mota imprime em suas obras uma visão particular de Ouro Preto, tendo como fonte de inspiração o próprio ato de contemplação da cidade, para além do óbvio, fundamentado em uma visão algo verticalizada. “Esta nova série configura, de fato, uma visão muito particular de Ouro Preto, com seus céus magníficos, pleno de cores, e suas calçadas, ricas em desenhos e formas, que nos remetem à lembrança de um outro tempo, quando por elas passavam escravos, reis, artistas e intelectuais que contribuíram para fazer da cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. É neste contexto que nasce a Série “Great Finds”, que representa um encontro, e ao mesmo tempo, um achado em terras brasileiras”, comenta Carlos Mota.

Antes mesmo da estreia de sua mais recente série, Carlos Mota foi agraciado com uma grande honraria. Uma das obras que integram “Great Finds” foi escolhida para compor o acervo artístico da Presidência da República do Brasil, permanentemente exposta no andar térreo do Palácio do Planalto, em Brasília/DF. O artista é o primeiro português a possuir uma obra no acervo da Presidência da República e o primeiro estrangeiro a ter uma obra, exposta em área pública, no Palácio do Planalto.

A exposição fica aberta à visitação até o dia 09 de Agosto, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h e aos sábados de 09h a 12h.

A “Grande Descoberta”, de Carlos Mota – GreatFindsA “Grande Descoberta”, de Carlos Mota – GreatFinds
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook