A vitória da solidariedade

Ouro Preto,
16 de Janeiro de 2012

Adesão da sociedade e o voluntariado fazem a diferença na campanha de arrecadação de donativos em Ouro Preto

“Na gincana solidária, o prêmio é a conquista do sorriso das famílias”. O objetivo do universitário André Perdigão, 19, de férias em Ouro Preto, resume o sentimento dos voluntários da Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa (Escola da Barra) que travaram uma disputa contra o relógio em prol das vítimas das chuvas. Em média, 40 pessoas em regime de revezamento se engajaram na coleta, organização e distribuição de cestas básicas e demais donativos que chegavam diariamente à escola. Mais de 6 toneladas de alimentos e três caminhões de roupas foram arrecadados e direcionados à Secretaria Municipal de Assistência Social, que por sua vez, direciona-os às famílias desabrigadas e aos distritos, como em Santo Antônio do Salto e Cachoeira do Campo.

O trabalho voluntário, sobretudo dos mais jovens, fez a diferença conjuntamente à significativa adesão da população à campanha. As redes sociais somaram força. No facebook, a comunidade “Rede de notícias sobre as chuvas de Ouro Preto” tornou-se um fórum privilegiado de troca de informações de participantes e potenciais doadores. Segundo o responsável pela coordenação dos trabalhos na Barra, Geraldo Magela Leão, 45, essa sensibilização e engajamento foram essenciais. “A campanha surpreendeu. Moradores, estudantes, associações, poder público e a sociedade como um todo dão um valioso exemplo de solidariedade”, afirma o técnico em segurança do trabalho e meio ambiente, que é natural de Viçosa, trabalhou um ano como voluntário em sua cidade, e mora há cinco anos em Ouro Preto.

Além das salas abarrotadas de alimentos e roupas, a Escola da Barra recebeu doações de geladeiras, fogões, camas, colchões, guarda-roupas. As famílias que se encontram abrigadas no local também trabalham na organização e triagem do material; o juizado de menores disponibilizou uma caminhonete para buscar os donativos nas residências e ainda houve o apoio do grupo de escoteiros de Ouro Preto. “É uma realização pessoal, um trabalho muito gratificante poder ajudar às pessoas neste momento”, disse o estudante do IFMG, Rafael de Lima, 17. Os voluntários buscavam as doações nas próprias residências. Atualmente, mais de 60 famílias encontram-se desabrigadas em Ouro Preto. A Secretaria de Assistência Social providencia o encaminhamento delas à abrigos do município, e a campanha de doações de materiais se encerrou oficialmente nesta segunda-feira, 16. Agora, A Secretaria de Assistência Social assumiu a dianteira, e quem quiser fazer doações, deve procurá-la.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook