Ação comunitária de prevenção de incêndio mobiliza Itabirito

Itabirito,
10 de Setembro de 2015

Em uma parceria inovadora, a Estação Ecológica de Arêdes, do Instituto Estadual de Floretas (IEF) de Itabirito, juntamente com o poder público e empresários da cidade, promoveram a primeira Ação Comunitária Ambiental Previncêndio (Acap). O evento teve como principal objetivo reforçar os laços entre a Estação de Arêdes e seus vizinhos, visando principalmente abordar as questões relativas à prevenção e combate aos incêndios florestais na região.

Durante os dias de 24 a 28 de agosto, o encontro abordou diversos temas como biodiversidade e prevenção a incêndios, recuperação ambiental, as ações do Sindicato Rural de Itabirito e Ouro Preto, além de testemunhos de todos os participantes sobre as ações de prevenção e combate. “A iniciativa é importante principalmente nesta época do ano em que as condições do tempo propiciam a ocorrência dos incêndios”, explicou Luís Fernando Clímaco, gestor da Unidade (IEF) de Itabirito. “Ações de prevenção como esta, são realizadas durante todo o ano pela equipe do IEF e parceiros, sendo que após o evento são aprimoradas as ações com base na realidade da Unidade de Conservação e seus vizinhos”, complementou o gestor.

Instituições e empresas envolvidas no evento: Força Tarefa Previncêndio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, vizinhos da Unidade de Conservação: proprietários rurais da Fazenda Maria da Vargem e Fazenda Rocinha, empresas Herculano, SAFM e Vale; e condomínios Vila Bela e Aconchego da Serra. Participaram também os brigadistas da AMDA, funcionários da empresa Ouro Verde, professores e educadores ambientais do município, corpo de Bombeiros Municipal, Defesa Civil, Casa do Adolescente, SAAE e SENAI de Itabirito, Casa do Produtor e Secretaria de Agricultura, Polícias Militar e Civil e Monumento Natural Serra da Moeda.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook