Ação Judicial Determina “desocupação compulsória” em Morada do Sol

Mariana,
04 de Setembro de 2012

“Mais de 800 famílias” poderão ficar desabrigadas com a determinação da Justiça de que “se desocupe voluntariamente a área invadida” ou, caso contrário, a ação se dará de forma “compulsória”. O prazo se encerra dia 06 de setembro. A decisão foi tomada na Comarca de Mariana, em favor da CMP Urbanização LTDA. As terras são referentes à Mina de Passagem.

O assunto foi parar na Câmara. Quem iniciou o assunto foi o vereador Juliano Duarte, com a leitura do documento. O parlamentar prevê um “caos social”, caso a ação seja cumprida. Aída também relatou que, em Mariana, fazendo referência a terrenos de ocupação antiga, a “Cemig tirou energia de cem pessoas”, sendo que “se é gato, é, mas como ela (Cemig) tem acesso para cobrar a conta?”. A edil também comentou que, analisando antigas documentações do Legislativo, descobriu que “as terras (da Mina) eram dessa Casa (Câmara de Vereadores)”.

Assim, Fernando Sampaio observou que “todo terreno que se olha em volta de Mariana é da Companhia Mina da Passagem. As terras não foram compradas. Foram ganhadas”. Bambu também ponderou a respeito da situação, incluindo a faixa social da classe média no debate sobre moradias, que fica impossibilitada de ter sua casa própria. “Quem consegue são os muito pobres, porque conseguem com a prefeitura, ou os muito ricos, que têm dinheiro pra gastar”. E disparou: “tem gente que já ganhou três casas e vendeu as três”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook