Acessibilidade: Mariana promovendo cidadania

Mariana,
17 de Fevereiro de 2014

As pessoas que passaram pela Praça da Sé, nesta última sexta-feira (07) puderam conferir a primeira assembléia itinerante realizada pela Associação Marianense de Acessibilidade. O evento se iniciou às 16h e a comunidade também teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os serviços de assistência social oferecidos no município. De acordo com o presidente da AMAC, José Roberto Ribeiro, o principal objetivo da assembléia é buscar uma interação local para conhecer as dificuldades da população.

Durante o evento foram ressaltadas as demandas de acessibilidade registradas a partir do trabalho dos grupos responsáveis pela área de saúde, educação, transporte e obras. “A proposta é realizar um encontro itinerante de dois em dois meses. Precisamos apresentar projetos para efetivar políticas públicas, não podemos esperar que as nossas necessidades sejam atendidas através de favores concedidos pelo poder público”, enfatiza José Roberto. A Casa Lar Estrela também esteve presente e realizou um bazar beneficente para arrecadar fundos, enquanto a coordenadora da Casa, Cristina Eller, apresentou os trabalhos da instituição.

Desenvolvimento Social no município

A iniciativa da AMAC contou com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Mariana. A comunidade pôde conhecer melhor os serviços oferecidos pela Secretaria que trabalha a partir das diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (Suas), um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. O assistente social Fillipe Perantoni, é um dos servidores do Centro de Referência e Assistência Especial (Creas) que exerce uma função da proteção social considerada de média complexidade. Ele é responsável pelo acompanhamento de pessoas em situação de rua. “Confesso que é um trabalho desafiador, hoje temos por volta de trinta pessoas cadastradas nessa condição”, relata Fillipe.

A coordenadora da proteção social básica, Priscila Rodrigues, ressaltou a importância do evento e da participação dos Centros Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para atender a comunidade. “Essa iniciativa é mais uma parceria que pode contribuir muito com o desenvolvimento social da cidade. Ainda pretendemos desenvolver outra parceria com a AMAC que será relacionada à capacitação e encaminhamento de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho através do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Pronatec)”, declara Priscila. O evento também contou com o apoio do Núcleo de assistência jurídica de Ouro Preto (Najop) que ofereceu consultas com esclarecimentos jurídicos para a população.

Acessibilidade: Mariana promovendo cidadaniaAcessibilidade: Mariana promovendo cidadania
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook