Adolescente assistido pelo município morre em Ouro Preto

Ouro Preto,
25 de Março de 2014

Overdose pode ter sido a causa da morte

Uma triste fatalidade chamou atenção da população na região dos Inconfidentes no fim de semana de 15 a 17/03. A morte de Ícaro Francisco Marcelino, de 16 anos, na quinta-feira (13), teve repercussão na mídia local e estadual. O adolescente era um dos jovens assistidos pela Casa Lar, em Ouro Preto.

O incidente teve início na noite da quinta-feira, quando a Polícia Militar foi acionada para socorrer um jovem que estava passando mal no bairro São Cristóvão. Chegando ao local os militares encontraram o rapaz caído no chão, inconsciente e com dificuldade de respirar. Os primeiros socorros foram realizados pelos policiais no próprio local, que percebendo a gravidade da situação, o levaram rapidamente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas uma vez lá, foi constatado o óbito.

Segundo denúncias, o jovem estava em uma casa nas mediações onde foi encontrado pela PM, fazendo uso de drogas. Ao retornar ao local, juntamente com o Coordenador do Comissariado da Infância e da Juventude de Ouro Preto, Ricardo Campos Almeida, os policiais encontraram uma quantidade de maconha. Na residência estavam três pessoas, sendo dois maiores de idade, e um menor, que assumiu ser o dono da droga e ainda afirmou que tinha usado loló com Ícaro naquela noite. De acordo com a PM, o menor foi apreendido e os outros dois jovens foram presos em flagrante. A suspeita é de que Ícaro tenha morrido de overdose. Mas a causa da morte só será confirmada após a divulgação do laudo da perícia.

Os conselheiros tutelares e funcionários da Casa Lar e do Abrigo ressaltaram que Ícaro há tempos dava trabalho por violência verbal e moral e pelo uso e tráfico de drogas. Segundo a Diretora do Abrigo, Shirlei Xavier, vários Boletins de ocorrência foram realizados contra o adolescente. “A convivência estava se tornando cada vez mais difícil. Os funcionários do abrigo chegaram a fazer um abaixo assinado e apresentaram para a Juíza, querendo abandonar o trabalho. Foi então que a Juíza determinou a internação do Ícaro desde outubro do ano passado”, relata a diretora. “Foram realizadas várias solicitações de internação em casa de recuperação ao Estado, mas a resposta sempre era a mesma, estavam aguardando vaga. Nós tentamos outras formas de internação, mas infelizmente não deu tempo”, concluiu.

Ícaro morava na Casa Lar desde agosto de 2010, juntamente com seu irmão gêmeo, quando sua mãe foi presa pela primeira vez por tráfico de drogas. Em 2011 eles foram para o abrigo, devido a reincidência do crime cometido pela mãe. O jovem era filho do falecido artista plástico e ex-locutor da rádio Ouro Preto, Laudecir Pardal Marcelino. As duas irmãs dos jovens alegaram que não tinham condições de cuidar dos adolescentes.

A Casa Lar e o Abrigo

A Casa Lar e o abrigo são administrados pela Prefeitura Municipal, e é um espaço de transição para crianças e adolescentes encaminhadas pelo Ministério Público, Poder Judiciário e Conselho Tutelar com todo tipo de risco social. As instituições têm sido assunto polêmico na cidade, por problemas de infraestrutura. A Casa Lar hoje abriga 22 crianças de ambos os sexos até 12 anos e meninas até 18. Já o Abrigo para Adolescentes, que não tem regime de reclusão e não é local de recuperação de usuários, recebe meninos de 12 a 18 anos e atualmente atende três rapazes de 16 anos.

Nova sede

De acordo com a prefeitura, estão sendo gastos R$ 400 mil para a construção e adequação da nova sede da instituição, que passará a funcionar no bairro São Cristóvão, no antigo Centro de Referência da Assistência Social. A previsão é de a obra seja entregue no prazo de 9 dias.

Audiência Pública

Com o intuito de debater as dificuldades enfrentadas pelo Conselho Tutelar no Município e a política municipal para a infância e juventude, a Câmara de vereadores agendou uma Audiência Pública para o dia 9 de abril, às 14h, no Plenário do Legislativo.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook