Agentes Comunitários de Saúde de Itabirito recebem tablet

Itabirito,
03 de Junho de 2016

Novo equipamento vai ajudar no armazenamento de informações e acesso às informações

A Secretaria de Saúde de Itabirito deu mais um passo para a construção de uma base única de dados. Nessa segunda-feira, 30 de maio, todos os 84 agentes comunitários de saúde do município receberam um tablet, que será utilizado para cadastro das informações de saúde das famílias visitadas. A entrega foi realizada na Casa de Cultura Maestro Dungas e contou com a presença do prefeito Alex Salvador, do vice-prefeito, Wolney de Oliveira, e da secretária de Saúde, Salete Gomes. Na oportunidade, os agentes participaram de um treinamento para aprenderem a utilizar o equipamento.

A partir de agora, os agentes irão registrar todas as informações coletadas durante as visitas no tablet e, no final do dia, os dados serão transferidos para a base de cada Unidade Básica de Saúde e alimentarão a base central de informações. Os aparelhos também possuem recurso de localização geográfica, permitindo monitoramento em tempo real. Os tablets foram cedidos pelo Governo do Estado.

Para a diretora da Atenção Primária, Carla Vitor, a ferramenta é importante para a otimização dos serviços de saúde na cidade. “Os tablets vão permitir a modernização dos serviços, a confiabilidade nas informações e a geração de relatórios em tempo real e mais detalhados sobre a saúde da população. Itabirito é um dos municípios pioneiros no uso da tecnologia em Minas Gerais”, ressalta.

O coordenador técnico de tecnologia da informação da Secretaria de Saúde, Clerisson Santos, explica que as mesmas fichas do e-Sus utilizadas anteriormente pelos agentes de saúde foram inseridas no tablet. “O sistema irá gerar uma base de dados única, acessível de qualquer lugar do Brasil, com base nas informações colhidas na casas das pessoas”, afirma.

Para os agentes de saúde, os benefícios são diversos. “A utilização do tablet vai ser boa porque, além de diminuir a quantidade de papeis utilizados durante as visitas, vai agilizar a transferência de informações e melhorar o armazenamento de dados”, comemora a agente Eliana de Souza Batista. “Vai facilitar muito o processo, otimizando o tempo necessário para cada visita, além de melhorar o acesso às informações”, completa a agente Ana Cleia Rodrigues.

A secretária de Saúde, Salete Gomes, comemorou a conquista. “Esta é mais uma etapa do processo de informatização que já vinha acontecendo na Secretaria de Saúde. Acredito muito que a tecnologia vem para nos ajudar, mas quem vai continuar fazendo a diferença são os agentes de saúde, com a alimentação da base com informações que representem a realidade da cidade. O recurso deve ser aproveitado para que possamos prestar um serviço, ainda melhor, para a população de Itabirito”, frisou.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook