Agentes de saúde de Mariana alertam sobre cuidados para combater a dengue

Mariana,
24 de Novembro de 2014

Com as altas temperaturas e a volta das chuvas a população deve ficar alerta aos focos de dengue, pois é nesse período que pode haver um aumento do índice de infestação do mosquito. Em Mariana, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizam visitas domiciliares e palestras mensais sobre o mosquito da dengue, Aedes aegypti, nas escolas e associações de moradores.

De acordo com balanço divulgado pelo Serviço de Vigilância em Saúde, o município de Mariana teve uma grande redução no número de casos de dengue neste ano, comparado ao ano passado. Até o momento foram notificados apenas 29 casos suspeitos, sendo confirmados apenas seis, dos quais dois autóctones (da cidade) e quatro importados. Em 2013, Mariana registrou 400 casos suspeitos, sendo 119 confirmados autóctones e 37 importados. As visitas realizadas nas casas dos moradores são feitas pelas Agentes de Endemias três vezes ao ano, nos meses de janeiro, março e outubro. Já as ações de tratamento e controle são feitas a cada dois meses.

Nos três primeiros meses de 2014 foi constatada a presença da larva do mosquito Aedes aegypti em todos os bairros do município, porém todos apresentaram índices baixíssimos de infestação.

O Serviço de Vigilância em Saúde orienta a população, que em casos de suspeita de dengue devem procurar a unidade de saúde mais próxima. Algumas medidas como virar garrafas vazias de cabeça pra baixo, tampar as caixas de água, usar areia grossa em pratos de vasos de flores e cobrir ou furar pneus, podem contribuir com a prevenção e controle da dengue.

Atividade - No sábado, dia 22 de novembro, será comemorado o dia D, de combate a dengue. O Serviço de Vigilância em Saúde vai realizar blitz educativa, de 8h ao 12h, nos semáforos da Rodovia do Contorno (próximo à Policlínica) e da Praça Tancredo Neves. Participe!

Orientação - A Secretaria Municipal da Saúde realiza constantemente ações educativas para a conscientização da população sobre os cuidados para evitar a formação do criadouro do mosquito. Seguem algumas dicas:

Lave diariamente o pote de água dos animais de estimação;

Caso tenha pneus velhos em casa, guarde-os em locais secos e cobertos;

Garrafas vazias devem ser guardadas com o gargalo virado para baixo;

Mantenha a caixa d’água bem tampada;

Escorra a água dos vasos de flores e preencha os pratinhos com areia;

Mantenha o lixo ensacado e vedado, até o momento da coleta;

A piscina deve ser mantida limpa e com água tratada.

Agentes de saúde de Mariana alertam sobre cuidados para combater a dengue
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook