Além do cenário nacional, artistas de Itabirito dão qualidade à música da Julifest

Itabirito,
07 de Julho de 2016

Músicos locais prezam pela qualidade técnica e variedade de ritmos na programação

A Julifest atrai mais de 100 mil pessoas por edição e a programação sempre inclui artistas renomados do cenário nacional. O cardápio musical, contudo, leva também muito do tempero itabiritense. E sem perder a qualidade. Na programação da festa este ano, das 20 atrações musicais, mais da metade são de artistas de Itabirito. Os artistas da cidade prezam pela qualidade em seus shows e também pela diversidade, uma vez que entre os músicos locais há representantes do pop rock, sertanejo, música brega e outros ritmos bem brasileiros.

“Trabalhar com artistas locais é uma forma de trazer o evento para a intimidade de Itabirito, de relacionar a festa com as mais belas tradições e histórias de nosso município”, afirma o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney de Figueiredo Silva.

A maior novidade este ano na programação que emerge do cenário artístico de Itabirito talvez seja o cortejo Minhas Terras, que vai se apresentar no sábado e no domingo. Organizado pelo cantor lírico Flávio Bastos Abbas, o cortejo conta com 35 integrantes e vai passear entre a multidão com um repertório músico teatral. “O cortejo vai ser uma manifestação cultural de uma hora, que mistura o cênico com a música. Nós vamos andar no meio do público, parar em algumas barracas, cantar, tocar e contar histórias”, afirma Flávio.

O grupo contará com cuspidores de fogo, cantoras com indumentárias folclóricas e um grupo de percussão. Além disso, quatro atores vão interpretar um pescador, um caipira, uma baiana e a clássica personagem do sertão: Maria Bonita. Os atores vão levar a tiracolo um caixote e vão contar causos para o público.

E já que a festa é junina, não poderiam faltar representantes do sertanejo de Itabirito. Um deles é a dupla Samuel e Fabiano, que se apresenta no sábado, após o show de Chitãozinho e Xororó. Essa será a quarta Julifest para os irmãos Samuel e Fabiano, mas 2016 terá um tempero especial, pois a dupla completa dez anos de estrada na música. “Como é uma festa grande, nós temos uma produção e um cenário diferenciados. Estamos completando dez anos e queremos mostrar toda nossa musicalidade e capacidade de encantar o público”, diz Fabiano Daniel Barbosa.

Várias facetas da cultura itabiritense

Sertanejo, música regional, pop rock e até música brega. A Julifest é uma festa junina, mas o palco serve para mostrar toda a pluralidade do cenário cultural de Itabirito. Os artistas da cidade marcam o evento pela diversidade e também pela qualidade que empregam em cada um dos shows. O cantor Maurício Silva é representante do Pop Rock e, com dez anos de carreira, participa de sua segunda Julifest. Ele ressalta a importância de mostrar a cultura da cidade.

“É importantíssimo trabalhar com artistas locais. É nessa hora que o músico da cidade consegue mostrar que a cultura é rica, que está crescendo e que ele tem condições de se apresentar em alto nível”, comenta Maurício. Versátil, o artista vai fazer algumas adaptações no estilo para animar o público. “Eu gosto de interagir com o público e mandar músicas que a galera goste. Vou tocar “popnejo” no evento e convido a todos a conferirem o show na quinta”, completa.

Outro nome tarimbado da cultura de Itabirito é Áureo Lopes, que vai comandar a banda Obailê, criada este ano. A banda foca na música dançante brasileira, ou, para os íntimos, a famosa música brega. Wando, Sidney Magal, Gretchen e outros clássicos do brega vão figurar no repertório. Com mais de 20 anos de carreira, Áureo toca vários tipos de ritmos e já trabalhou com grandes nomes da música nacional, como Paulinho Moska, Lenini, Zeca Baleira, entre outros. Ele também exalta a diversidade cultural de Itabirito. “A Julifest propiciou aos artistas locais uma profissionalização com o passar dos anos. Hoje há vários artistas que fazem shows com qualidade profissional e tem atuação em todo o Estado”, garante.

Sobre a Julifest

A Julifest é a maior festa junina de Minas Gerais e a expectativa é que atraia mais de 100 mil pessoas. Com entrada gratuita, o evento acontece entre os dias 14 e 17 de julho e, nos quatro dias de evento, receberá também grandes nomes da música nacional, como Alceu Valença, Daniela Mercury, Arlindo Cruz, Chitãozinho e Xororó e Gustavo Lima. A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Itabirito (www.itabirito.mg.gov.br).

Além do cenário nacional, artistas de Itabirito dão qualidade à música da JulifestAlém do cenário nacional, artistas de Itabirito dão qualidade à música da JulifestAlém do cenário nacional, artistas de Itabirito dão qualidade à música da JulifestAlém do cenário nacional, artistas de Itabirito dão qualidade à música da Julifest
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook