Alternativas econômicas e o turismo local

Mariana,
03 de Março de 2016

Representantes comerciais, vereadores e demais autoridades se reuniram na quinta-feira (25) no Centro de Convenções de Mariana para debater possibilidades para o turismo local. Entre as ideias apresentadas está a utilização da rodoviária para receber os visitantes.

Na ocasião foi apresentado os relatórios com principais apontamentos de comerciantes e representantes de hotéis do município para alavancar o turismo. Entre as possibilidades a divulgação do calendário com as festividades; instalação de placas informando aos motoristas a distância até o município; criação de oficinas para atrair visitantes; concessão de recursos a AMAP, entre outros. As propostas visam fomentar o comércio local e consequentemente melhorar a economia.

Fechamento da Praça Gomes Freire, da Rua Direita e da Praça da Sé também foram apresentados como alternativas, além da contratação de um turismólogo, ampliação dos horários de visitação dos museus e igrejas, criação da EXPOARTE para os artistas plásticos, etc. O setor dos hotéis, entre outras propostas, propôs que mensalmente haja um evento de grande porte no município para atrair mais visitantes, assim como deslocar o tradicional Encontro Internacional de Palhaços pra o mês de outubro e retornar com eventos como o EREM e o Festival da Vida para o centro histórico.

O presidente da Câmara Municipal de Mariana, Antônio Marcos Ramos de Freitas, um dos autores do requerimento nº125/2015 que solicitou a realização da audiência pública, destacou a intenção da Câmara em realizar diversos encontros com a comunidade para possibilitar que os moradores deem suas sugestões para melhorias no município. “Nossa proposta hoje é levar ao Executivo ideias de curto, médio e longo prazo que possam contribuir para o turismo local. Sabemos que algumas ações requerem maior tempo e investimento, mas outras não. Vamos unir forças, conversar e dialogar para trazer o melhor para a nossa cidade”, ressalta.

Já para o vereador Edson Agostinho de Castro, também autor do requerimento, é necessário, antes de discutir o turismo, ter um lugar adequado para receber os visitantes e por isso a proposta é utilizar a rodoviária como um local para receber os mais de dois mil turistas que passam por lá regularmente, segundo informações das empresas Transcotta e Pássaro Verde.

Alternativas econômicas e o turismo local
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook