Alto do Beleza luta para garantir quadra

Ouro Preto,
17 de Dezembro de 2012

Até 23 de dezembro próximo é o prazo final para que o município de Ouro Preto viabilize cerca de R$230mil do Ministério das Cidades destinados a construção de uma quadra esportiva no Alto do Beleza, em Cachoeira do Campo. Na terça-feira, representantes da Associação de Moradores daquele bairro estiveram na Câmara Municipal a fim de alertar os vereadores sobre a demanda e somar esforços frente à iminente perda dos recursos. Os moradores informaram que dinheiro já fora repassado para a Caixa Econômica Federal, esbarrando nos trâmites e encaminhamentos que faltariam entre o banco e o município.

Para o presidente da Associação, Eduardo Fernandes dos Santos, a ausência de espaços de lazer no Alto do Beleza, um dos mais populosos de Cachoeira, é uma preocupação constante. “O bairro cresceu muito nos últimos anos, embora ainda não tenha uma praça, quadra ou campo para o lazer e convivência dos moradores, e que atenderiam principalmente as crianças, adolescentes e idosos, além de contribuir com os jovens em vulnerabilidade social”. Os recursos teriam sido conquistados por meio de emenda parlamentar do deputado federal Gabriel Guimarães. Segundo os moradores, o deputado conseguiu prorrogar o prazo de repasse para junho deste ano e, em seguida, para este mês de dezembro. “É muito lamentável, pois, caso o recurso não seja utilizado pelo município para essa finalidade, ele acabará retornando para a União”, afirma a secretária da Associação, Cleusa Lúcia da Silva.

A vereadora Regina Braga (PSDB) acusa a administração municipal de falta de vontade para resolver o caso. “É muito triste esse fato, o qual demonstra a falta de vontade política para elaborar projetos e contratos. Ouro Preto já perdeu nos últimos anos cerca de R$1 bilhão que seriam destinados a melhorias importantes para a nossa comunidade”. O vereador Flávio Andrade (PV) esclareceu que o projeto estaria no setor de convênios da Prefeitura. “A área de lazer do Alto do Beleza é uma luta antiga da associação. Temos que averiguar a quantas anda o processo e pedir, quem sabe, uma nova prorrogação do prazo”. O presidente da Casa, vereador Maurílio Zacarias (PMDB) nomeou uma Comissão composta pelos vereadores Júlio Pimenta (PPS) Regina Braga e Flávio Andrade para acompanhar o caso junto ao setor de convênios do município. Pelo prazo atual, eles terão apenas 10 dias para garantir a verba federal, ou então, uma alternativa de investimento.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook